ABORDANDO O ALGORITMO DE VALIDAÇÃO DO CPF A PARTIR DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113685 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6878 "inscrito_id" => 9974 "titulo" => "ABORDANDO O ALGORITMO DE VALIDAÇÃO DO CPF A PARTIR DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA" "resumo" => "No nosso dia a dia, encontramos diversas maneiras de se representar números, seja para indicar ordem, quantidade, codificação e assim por diante. Dentre os diversos códigos numéricos existentes, pode-se citar um bastante conhecido: o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas, utilizado para identificação do cidadão brasileiro em inúmeras situações. Baseado nisto, este trabalho teve o objetivo de abordar o algoritmo de validação presente no CPF, a partir de uma proposta didática simples que possa ser aplicada na aula de matemática tanto do ensino médio quanto do ensino fundamental, com adaptações. A proposta didática consistiu em três etapas: a primeira foi uma abordagem sobre o código e sua importância na vida do cidadão, a segunda foi mostrar os cálculos, a partir de algoritmos, para obtenção dos seus dígitos verificadores e a terceira foi desenvolver uma atividade, a partir de um suposto cartão de CPF verdadeiro, com o intuito de que o aluno possa verificar o estado brasileiro responsável pela sua emissão e também fazer a conferência dos dígitos verificadores para validar a autenticidade do documento. Destaca-se que, esta proposta é uma sugestão de atividade que pode ser implementada, posteriormente, em sala de aula e com isso investigar o resultado obtido pelos alunos. Propostas didáticas como esta mostram como a matemática está presente em nosso cotidiano, levando o estudante a trabalhar questões como leitura, interpretação e raciocínio lógico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9974_TB6878_18102024155031.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DAS CHAGAS ARAÚJO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "franciscofisica@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113685 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6878 "inscrito_id" => 9974 "titulo" => "ABORDANDO O ALGORITMO DE VALIDAÇÃO DO CPF A PARTIR DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA" "resumo" => "No nosso dia a dia, encontramos diversas maneiras de se representar números, seja para indicar ordem, quantidade, codificação e assim por diante. Dentre os diversos códigos numéricos existentes, pode-se citar um bastante conhecido: o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas, utilizado para identificação do cidadão brasileiro em inúmeras situações. Baseado nisto, este trabalho teve o objetivo de abordar o algoritmo de validação presente no CPF, a partir de uma proposta didática simples que possa ser aplicada na aula de matemática tanto do ensino médio quanto do ensino fundamental, com adaptações. A proposta didática consistiu em três etapas: a primeira foi uma abordagem sobre o código e sua importância na vida do cidadão, a segunda foi mostrar os cálculos, a partir de algoritmos, para obtenção dos seus dígitos verificadores e a terceira foi desenvolver uma atividade, a partir de um suposto cartão de CPF verdadeiro, com o intuito de que o aluno possa verificar o estado brasileiro responsável pela sua emissão e também fazer a conferência dos dígitos verificadores para validar a autenticidade do documento. Destaca-se que, esta proposta é uma sugestão de atividade que pode ser implementada, posteriormente, em sala de aula e com isso investigar o resultado obtido pelos alunos. Propostas didáticas como esta mostram como a matemática está presente em nosso cotidiano, levando o estudante a trabalhar questões como leitura, interpretação e raciocínio lógico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9974_TB6878_18102024155031.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DAS CHAGAS ARAÚJO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "franciscofisica@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }