Tendo em vista a falta de engajamento observada no ensino tradicional de Geografia, a cartografia lúdica mostrou-se como uma alternativa promissora para mudar tal cenário, posto que ela possibilita ressignificar esse processo de ensino-aprendizagem, antes, limitado e prático, prometendo torná-lo mais dinâmico e artístico. Desse modo, o presente trabalho relata a aplicação desta abordagem inovadora, que envolveu a criação de atividades interativas e divertidas, incorporando livros, jogos, filmes e séries, com os alunos do sexto ano da Escola Municipal Cláudio Martins, instituição que compõe a rede pública do município de Fortaleza–CE. Os objetivos incluem evidenciar a contribuição da cartografia lúdica para o ensino de Geografia, refletir sobre práticas de ensino que desenvolvam maior criticidade nos alunos e ponderar sobre o potencial da multidisciplinaridade no processo educacional. Os estudantes tornaram-se mais ativos em seu processo de aprendizagem, promovendo, assim, a colaboração e a exploração criativa do espaço geográfico. Os resultados da aplicação da cartografia lúdica incluem um maior interesse e envolvimento dos alunos, favorecimento do aprendizado significativo, desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio espacial e análise crítica, promoção da expressão criativa e do trabalho em equipe. Portanto, conclui-se que esta abordagem multidisciplinar não apenas cativa o interesse dos alunos, mas os envolve ativamente na exploração do espaço geográfico, promovendo uma compreensão mais completa das dinâmicas do mundo, o que, consequentemente, nos possibilitou constatar que a cartografia lúdica transforma a forma como a Geografia é ensinada e aprendida, influenciando positivamente a percepção dos alunos sobre a disciplina. Essa abordagem abre caminhos para uma educação geográfica mais dinâmica e participativa, alinhada com as necessidades e interesses dos estudantes.