EXPLORANDO A CARTOGRAFIA LÚDICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR INOVADORA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA-CE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109324 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 652 "inscrito_id" => 3508 "titulo" => "EXPLORANDO A CARTOGRAFIA LÚDICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR INOVADORA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA-CE" "resumo" => "Tendo em vista a falta de engajamento observada no ensino tradicional de Geografia, a cartografia lúdica mostrou-se como uma alternativa promissora para mudar tal cenário, posto que ela possibilita ressignificar esse processo de ensino-aprendizagem, antes, limitado e prático, prometendo torná-lo mais dinâmico e artístico. Desse modo, o presente trabalho relata a aplicação desta abordagem inovadora, que envolveu a criação de atividades interativas e divertidas, incorporando livros, jogos, filmes e séries, com os alunos do sexto ano da Escola Municipal Cláudio Martins, instituição que compõe a rede pública do município de Fortaleza–CE. Os objetivos incluem evidenciar a contribuição da cartografia lúdica para o ensino de Geografia, refletir sobre práticas de ensino que desenvolvam maior criticidade nos alunos e ponderar sobre o potencial da multidisciplinaridade no processo educacional. Os estudantes tornaram-se mais ativos em seu processo de aprendizagem, promovendo, assim, a colaboração e a exploração criativa do espaço geográfico. Os resultados da aplicação da cartografia lúdica incluem um maior interesse e envolvimento dos alunos, favorecimento do aprendizado significativo, desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio espacial e análise crítica, promoção da expressão criativa e do trabalho em equipe. Portanto, conclui-se que esta abordagem multidisciplinar não apenas cativa o interesse dos alunos, mas os envolve ativamente na exploração do espaço geográfico, promovendo uma compreensão mais completa das dinâmicas do mundo, o que, consequentemente, nos possibilitou constatar que a cartografia lúdica transforma a forma como a Geografia é ensinada e aprendida, influenciando positivamente a percepção dos alunos sobre a disciplina. Essa abordagem abre caminhos para uma educação geográfica mais dinâmica e participativa, alinhada com as necessidades e interesses dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3508_TB652_19102024103911.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS SOUZA LEITE" "autor_nome_curto" => "LAIS SOUZA" "autor_email" => "laissouza@alu.ufc.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109324 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 652 "inscrito_id" => 3508 "titulo" => "EXPLORANDO A CARTOGRAFIA LÚDICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR INOVADORA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA-CE" "resumo" => "Tendo em vista a falta de engajamento observada no ensino tradicional de Geografia, a cartografia lúdica mostrou-se como uma alternativa promissora para mudar tal cenário, posto que ela possibilita ressignificar esse processo de ensino-aprendizagem, antes, limitado e prático, prometendo torná-lo mais dinâmico e artístico. Desse modo, o presente trabalho relata a aplicação desta abordagem inovadora, que envolveu a criação de atividades interativas e divertidas, incorporando livros, jogos, filmes e séries, com os alunos do sexto ano da Escola Municipal Cláudio Martins, instituição que compõe a rede pública do município de Fortaleza–CE. Os objetivos incluem evidenciar a contribuição da cartografia lúdica para o ensino de Geografia, refletir sobre práticas de ensino que desenvolvam maior criticidade nos alunos e ponderar sobre o potencial da multidisciplinaridade no processo educacional. Os estudantes tornaram-se mais ativos em seu processo de aprendizagem, promovendo, assim, a colaboração e a exploração criativa do espaço geográfico. Os resultados da aplicação da cartografia lúdica incluem um maior interesse e envolvimento dos alunos, favorecimento do aprendizado significativo, desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio espacial e análise crítica, promoção da expressão criativa e do trabalho em equipe. Portanto, conclui-se que esta abordagem multidisciplinar não apenas cativa o interesse dos alunos, mas os envolve ativamente na exploração do espaço geográfico, promovendo uma compreensão mais completa das dinâmicas do mundo, o que, consequentemente, nos possibilitou constatar que a cartografia lúdica transforma a forma como a Geografia é ensinada e aprendida, influenciando positivamente a percepção dos alunos sobre a disciplina. Essa abordagem abre caminhos para uma educação geográfica mais dinâmica e participativa, alinhada com as necessidades e interesses dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3508_TB652_19102024103911.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS SOUZA LEITE" "autor_nome_curto" => "LAIS SOUZA" "autor_email" => "laissouza@alu.ufc.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }