A Educação à distância é uma modalidade educacional que se faz com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, onde alunos e professores estão separados fisicamente. Difundido no Brasil como possibilidade de formação de professores em diversas áreas, na Educação Física ainda continua sendo um tema polêmico que necessita ser mais estudado. Com isso, o objetivo do presente estudo é analisar a percepção de discentes de graduação acerca das potencialidades e desafios da formação em licenciatura em Educação Física na modalidade EaD. Essa é uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa onde participaram 10 discentes do último semestre de um curso de Licenciatura em Educação Física. Os dados foram coletados através de entrevista e análise se deu por meio da análise temática das respostas, que foram analisadas e categorizadas. Os resultados apontaram quatro categorias: potencialidades, desafios, instrumentos de aprendizagem e acompanhamento pedagógico. Espera-se que essa pesquisa estimule novos estudos e experiências que venham auxiliar na desmistificação da EaD, seus métodos de ensino e aprendizagem, especificamente da formação em Licenciatura em Educação Física, que por sua especificidade é visto como atípico para a modalidade a distância, ocasionando assim, dúvidas e curiosidades quanto a sua proposta de ensino, sua metodologia e seus objetivos.