No ensino de Matemática, diagramas e figuras desempenham um papel essencial em diversos níveis, especialmente na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, facilitando a compreensão de conteúdos matemáticos. Ademais, os diagramas são cruciais para a compreensão de conceitos, como função limitada, reta tangente ao gráfico de uma função, definição de integral definida e entre outros. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho, é propor a elaboração de diagramas e figuras como parte dos processos de ensino e aprendizagem, relacionando conceitos e resultados em várias disciplinas do curso de Matemática, aprimorando a aprendizagem e promovendo maior autonomia no estudo de novos tópicos. A metodologia adotada, inclui a realização de minicurso e baseia-se em trabalhos que defendem uma abordagem multissemiótica da Matemática, incorporando diversas ferramentas de criação de significado, como linguagem, símbolos e recursos visuais. Os minicursos envolvem atividades práticas, como a construção e análise de diagramas, resolução de problemas usando representações visuais e a discussão em grupo sobre a sua interpretação. Como resultado, espera-se que essa atividade contribua para a melhoria da formação inicial dos futuros professores de Matemática, aprimorando suas habilidades didáticas e sua capacidade de utilizar recursos visuais no ensino, além de aperfeiçoar a compreensão de estratégias pedagógicas eficazes no ensino de cálculo.