Os insetos polinizadores, principalmente as abelhas com e sem ferrão, estão sumindo do planeta por conta das ações antrópicas que estão contribuindo, provocando questões ambientais e sociais, gerando um grande problema para o fornecimento de alimentos, uma vez que, esses pequenos insetos são responsáveis por melhorar a produtividade e a qualidade de diversos frutos em muitas culturas agrícolas. A partir dessas informações e por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, surgiu o interesse de desenvolver uma sequência didática em uma escola pública da educação básica abordando tais questões, assim fizemos a seguinte pergunta: quais as possibilidades de trabalhar questões socioambientais no ensino de Ciências em uma escola da educação básica? com o objetivo de analisar o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) aplicada no ensino de Ciências utilizando questões socioambientais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, de intervenção, desenvolvida em uma escola pública da cidade de Jequié - BA, na disciplina de Ciências, em uma turma de 9° ano, que tinha 40 discentes matriculados. Utilizamos metodologias ativas, para despertar e alertar os discentes sobre a referida problemática. Como resultados obtivemos a participação, curiosidade e envolvimento dos discentes nas atividades, gerando aprendizagens de conceitos fundamentais sobre a anatomia, ciclo de vida das abelhas e suas relações com o meio ambiente.