O empoderamento social e o consumo consciente são temáticas obrigatórias na formação educacional do século XXI. Em consonância com essa perspectiva, destaca-se o tópico da educação empreendedora, cada vez mais acessível aos alunos da educação básica, incluso aos da rede pública. Diante dessa realidade, o trabalho em questão tem como objetivo principal, apresentar um relato de experiência acerca do empreendedorismo juvenil a partir de ações realizadas nas escolas de ensino fundamental do município de Aquiraz, Ceará. E dentre os objetivos específicos: definir educação empreendedora e empreendedorismo; apresentar as competências empreendedoras, sua relação com a educação básica e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando formação, trabalho e projeto de vida; apresentar o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas do município de Aquiraz; e por fim, exibir os resultados apresentados na I Feira JEPP, realizada em 2023. A metodologia pauta-se em pesquisa bibliográfica e documental acerca do empreendedorismo, seguido de relato de experiência considerando desde a formação nas escolas até a apresentação dos produtos na I Feira JEPP de Aquiraz. Para fins de fundamentação teórica, tem-se: BRASIL (2017), SEBRAE (2021), FARIAS (2018), SOARES et al (2021), VIVONI et al (2022), BRIQUEZ (2023), Amorim (2018). A partir dos resultados obtidos na formação docente-discente do ano de 2023, considera-se que a educação empreendedora amplia as perspectivas dos alunos para que eles possam desenvolver tais habilidades ou utilizar o aprendizado para fins profissionais e acadêmicos, com ênfase não apenas no capital, mas, sobretudo, na sustentabilidade.