A utilização da tecnologia na educação tem se mostrado uma importante aliada na melhoria da aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, torna-se relevante investigar como anda a relação entre educadores e tecnologias, tanto na formação inicial quanto continuada, com o intuito de aproximar a tecnologia da sala de aula física, dando significatividade ao conhecimento científico e aos objetos de conhecimento estudados, proporcionando aos estudantes atividades mais dinâmicas e interativas mediadas pelos recursos tecnológicos. O presente artigo tem como objetivo identificar as necessidades e desafios enfrentados pelos educadores na utilização da tecnologia em sala de aula, permitindo o desenvolvimento de soluções práticas adequadas as distintas realidades. Para isso, foi necessário um profundo estudo bibliográfico de diversos autores entre eles: Schuartz e Sarmento, Papert, Borba e Penteado, Móran e Mercado. Esses autores, refletem sobre a carência da utilização da tecnologia por parte dos educadores no dia a dia escolar. Portanto, fica claro a importância do estudo dessa temática, bem como a necessidade de programas de formação continuada que proporcione a reflexão e ação na perspectiva de mudança de postura do educador frente às mudanças da sociedade, utilizando a tecnologia educacional como fomento a prática do ensino e desenvolvimento da aprendizagem de forma significativa pelos estudantes.