MARQUES, Ana Cristina Oliveira. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/113246>. Acesso em: 22/11/2024 17:12
O presente trabalho visa descrever uma das atividades desenvolvida no projeto “Oficina de Dança”, do grupo de pesquisa PesquisARTES: interseções entre arte, inclusão, saúde e qualidade de vida, vinculado ao curso de Dança (licenciatura) da UFPE, Campus Recife. As integrantes do grupo realizaram investigações em dança, registrando o processo em diário de bordo, tendo como resultado a coreografia intitulada “EncaiXOTAdas”, que traz experiências de corpos femininos em movimento, sendo, durantes os ensaios, as memórias do elenco encarnadas e reavivadas a partir algumas questões: o que te imobiliza? Em que caixa você se encontra? Onde te colocaram? O que te proibiram? Olhares, julgamentos, manipulações, e ao que mais estamos submetidas? Essas temáticas serviram de gatilhos para reflexões e debates coletivos, e para construção de células coreográficas que constituíram o produto artístico final. Nos embasamos nos conceitos de prática como pesquisa, de forma a visibilizar os processos criativos em dança como método de pesquisa acadêmica, visto que, a criatividade artística nem sempre é valorizada com este fim. EncaiXOTAdas até o momento, foi apresentada em setembro de 2023, na I Mostra de Dança Pesquisartes (CAC-UFPE), e na 4ª edição da Mostra de Talentos: livres, leves e arte (CE-UFPE), e em novembro de 2023, no evento EXPO 2023 (Concha Acústica – UFPE). As discentes do curso de dança tiveram a oportunidade de adquirir autonomia e experiência de palco, além de outros conteúdos técnicos como montagem cênica, coreográfica, ampliaram a carga horária complementar para integralização curricular, e ainda, vivenciaram momentos de socialização e construção de amizades. Os materiais de som, iluminação, linóleo, figurino e outros despesas com profissionais foram financiadas através da contemplação do edital nº 19/2022 - Estímulo à Inovação no Âmbito de Práticas de Ensino na Graduação (PROGRAD, PROPESQI, UFPE).