O presente trabalho tem como temática de estudo as possíveis contribuições do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para a permanência dos estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crateús. O PNAES dispõe de diversas assistências estudantis nas Instituições Federais do Ensino Superior (IFES). Dessa forma, a pesquisa teve por objetivo analisar especificamente os possíveis impactos dos auxílios alimentação, transporte e moradia. Para isso, foram utilizadas as abordagens quantitativas e qualitativas, com a finalidade de obter um panorama dos efeitos referente à política. Diante disso, buscou-se uma aplicação de questionário pelo Google Forms, tendo por alvo os estudantes regularmente matriculados da turma do 7° semestre do Curso de Licenciatura em Geografia do IFCE-Crateús, com a finalidade de realizar um levantamento de alunos que recebem/receberam os auxílios e buscar relatos sobre esses recursos. Ademais, foi realizada uma entrevista com a Coordenação de Assuntos Estudantis - CAE, a fim conhecer a efetivação deste no curso de Licenciatura em Geografia. Os resultados obtidos indicaram que apesar das limitações existentes no PNAES a assistência estudantil por meio dos auxílios presentes no IFCE, como moradia, transporte e alimentação, tem permitido a permanência de muitos discentes no ensino superior.