RESUMO As noções e a linguagem matemática são elementos fundamentais para o desenvolvimento infantil, podendo ser trabalhadas em espaços abertos e em conexão com a natureza, sendo essencial que os professores sejam formados para executar práticas nesse contexto. Assim, o objetivo desse artigo foi analisar teses e dissertações que relacionam as potencialidades de práticas educativas envolvendo a exploração de espaços abertos, elaboradas e aplicadas por um coletivo de professores de Educação Infantil a partir de formações continuadas, para o desenvolvimento de noções e da linguagem matemática. Adotamos como método a investigação bibliográfica intitulada estado da questão. O levantamento foi realizado usando as palavras-chaves: “Formação de professores”, “Matemática” e “Educação Infantil’’ combinadas de diferentes formas, considerando o contexto brasileiro dos últimos onze anos (2013-2024), em três bases de pesquisa de teses e dissertações: Portal do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT) e Portal de Teses e Dissertações da CAPES. Na primeira base de pesquisa, apenas um trabalho encontrado, a partir desses termos de busca, que apresentasse práticas desenvolvidas em espaços abertos na Educação Infantil. Na segunda base modificamos as palavras-chave para “Noções Matemáticas”, “Espaço” e “Educação Infantil”, encontrando 20 estudos, sendo selecionados dois relacionados ao tema da pesquisa a partir da leitura dos resumos. Na terceira base, com a mesma combinação de palavras da segunda pesquisa, foram selecionados outros dois estudos. Dessa forma, analisou-se cinco pesquisas. Observou-se, por meio das considerações de cada uma, que as formações auxiliaram os professores nas reflexões sobre o fazer pedagógico e no desenvolvimento das práticas relacionadas aos temas estudados. Verificou-se, entretanto, a necessidade de aprofundar estudos que explorem práticas que envolvam a linguagem e noções matemáticas, na Educação Infantil, em espaços abertos que contribuíam nas aprendizagens das crianças.