O presente estudo é fruto do resultado da pesquisa “Representações de docentes acerca do uso de Tecnologia na prática pedagógica nos anos iniciais: Possibilidades e desafios”, desenvolvida na Rede Municipal de Belém -RME, cujo objetivo foi analisar o uso de tecnologias na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais. Quanto a abordagem é qualitativa do tipo pesquisa de campo. Para a realização da pesquisa de campo, foram utilizados para coleta de dados entrevistas semiestruturada. Utilizou-se para a análise dos dados a técnica de categorias de análise. Para tanto, trabalhei com as categorias analíticas Prática pedagógica e saberes docentes e compreensão dos professores sobre tecnologia na educação que foram escolhidas a partir de elementos que trazem suporte para as discussões teórico metodológicas para melhor compreender as falas dos professores. O aporte teórico- metodológico utilizado foi Gatti (2014), Kenski (2012), Minayo (2001), Morin (2012) Nóvoa (1995), Oliveira (2016), Pimenta (2008), Sácristan (1999). Assim o resultado da pesquisa revelou que os conhecimentos que sustentam a prática docente vêm não só da sua formação inicial, mas, principalmente, dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua prática pedagógica somados a autoformação e trabalho colaborativo entre professores; as tecnologias mais usadas pelos professores dos anos iniciais em sala de aula são o computador, o celular e a internet; ausência de domínio pedagógico para o uso de tecnologias. A falta de investimento em formação continuada dos professores associada à falta de equipamento disponível constitui obstáculos para uma prática que tenha a tecnologia como aliada do processo ensino-aprendizagem; com isso, constatamos, que, as tecnologias de comunicação e informação continuam tendo um papel somente de suporte aos métodos tradicionais de ensino.