REPRESENTAÇÕES DE DOCENTES ACERCA DO USO DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109621 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1046 "inscrito_id" => 6057 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DE DOCENTES ACERCA DO USO DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "O presente estudo é fruto do resultado da pesquisa “Representações de docentes acerca do uso de Tecnologia na prática pedagógica nos anos iniciais: Possibilidades e desafios”, desenvolvida na Rede Municipal de Belém -RME, cujo objetivo foi analisar o uso de tecnologias na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais. Quanto a abordagem é qualitativa do tipo pesquisa de campo. Para a realização da pesquisa de campo, foram utilizados para coleta de dados entrevistas semiestruturada. Utilizou-se para a análise dos dados a técnica de categorias de análise. Para tanto, trabalhei com as categorias analíticas Prática pedagógica e saberes docentes e compreensão dos professores sobre tecnologia na educação que foram escolhidas a partir de elementos que trazem suporte para as discussões teórico metodológicas para melhor compreender as falas dos professores. O aporte teórico- metodológico utilizado foi Gatti (2014), Kenski (2012), Minayo (2001), Morin (2012) Nóvoa (1995), Oliveira (2016), Pimenta (2008), Sácristan (1999). Assim o resultado da pesquisa revelou que os conhecimentos que sustentam a prática docente vêm não só da sua formação inicial, mas, principalmente, dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua prática pedagógica somados a autoformação e trabalho colaborativo entre professores; as tecnologias mais usadas pelos professores dos anos iniciais em sala de aula são o computador, o celular e a internet; ausência de domínio pedagógico para o uso de tecnologias. A falta de investimento em formação continuada dos professores associada à falta de equipamento disponível constitui obstáculos para uma prática que tenha a tecnologia como aliada do processo ensino-aprendizagem; com isso, constatamos, que, as tecnologias de comunicação e informação continuam tendo um papel somente de suporte aos métodos tradicionais de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID6057_TB1046_09042024140129.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA CAMPOS VALENTE" "autor_nome_curto" => "BIANCA CAMPOS V" "autor_email" => "biancavalentetc@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109621 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1046 "inscrito_id" => 6057 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DE DOCENTES ACERCA DO USO DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "O presente estudo é fruto do resultado da pesquisa “Representações de docentes acerca do uso de Tecnologia na prática pedagógica nos anos iniciais: Possibilidades e desafios”, desenvolvida na Rede Municipal de Belém -RME, cujo objetivo foi analisar o uso de tecnologias na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais. Quanto a abordagem é qualitativa do tipo pesquisa de campo. Para a realização da pesquisa de campo, foram utilizados para coleta de dados entrevistas semiestruturada. Utilizou-se para a análise dos dados a técnica de categorias de análise. Para tanto, trabalhei com as categorias analíticas Prática pedagógica e saberes docentes e compreensão dos professores sobre tecnologia na educação que foram escolhidas a partir de elementos que trazem suporte para as discussões teórico metodológicas para melhor compreender as falas dos professores. O aporte teórico- metodológico utilizado foi Gatti (2014), Kenski (2012), Minayo (2001), Morin (2012) Nóvoa (1995), Oliveira (2016), Pimenta (2008), Sácristan (1999). Assim o resultado da pesquisa revelou que os conhecimentos que sustentam a prática docente vêm não só da sua formação inicial, mas, principalmente, dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua prática pedagógica somados a autoformação e trabalho colaborativo entre professores; as tecnologias mais usadas pelos professores dos anos iniciais em sala de aula são o computador, o celular e a internet; ausência de domínio pedagógico para o uso de tecnologias. A falta de investimento em formação continuada dos professores associada à falta de equipamento disponível constitui obstáculos para uma prática que tenha a tecnologia como aliada do processo ensino-aprendizagem; com isso, constatamos, que, as tecnologias de comunicação e informação continuam tendo um papel somente de suporte aos métodos tradicionais de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID6057_TB1046_09042024140129.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA CAMPOS VALENTE" "autor_nome_curto" => "BIANCA CAMPOS V" "autor_email" => "biancavalentetc@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }