Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTATO COM A PESSOA SURDA E A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO DA LIBRAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DEMAIS AGENTES DA SOCIEDADE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114261
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7682
    "inscrito_id" => 19201
    "titulo" => "CONTATO COM A PESSOA SURDA E A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO DA LIBRAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DEMAIS AGENTES DA SOCIEDADE."
    "resumo" => "Muitos já tiveram contato com uma pessoa surda, já não lembram o que ocorreu no dia em questão, neste artigo haverá o relato daquele que produziu a escrita deste documento onde será apresentado o primeiro contato do autor com uma pessoa surda, destacando a complexidade e relevância da Libras na comunicação eficaz entre surdos e ouvintes. Tendo como objetivo evidenciar a falta de popularidade da Libras sendo este um obstáculo para a inclusão e os efeitos benéficos que a promoção da mesma terá. Discute-se a falta de conhecimento e os desafios enfrentados pelas pessoas surdas devido à ignorância acerca da Língua brasileira de sinais (Libras) por muitos ouvintes que trazem em grandes proporções a exclusão desta comunidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, utilizando como instrumento a experiência de relato fornecida pelo autor deste artigo para a produção e desenvolvimento do mesmo. Pode-se observar após a análise dos resultados a necessidade de capacitar educadores, profissionais das diversas áreas e cidadãos comuns em Libras para promover a inclusão e comunicação eficaz com alunos e pessoas surdas visto que o número de pessoas surdas é grande. Ressaltando a importância da inclusão da Libras não tão somente no ensino superior como também na educação básica para construir uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Por fim, o artigo ressalta a urgência de disseminar o conhecimento sobre a Libras na sociedade para combater a estigmatização e preconceito contra a comunidade surda. Conclui-se enfatizando a importância da Libras na educação e na construção de uma sociedade mais justa e acessível para todos, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19201_TB7682_14102024153009.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUAN PABLO DA COSTA DELGADO"
    "autor_nome_curto" => "JUAN"
    "autor_email" => "juandelgado1307@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114261
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7682
    "inscrito_id" => 19201
    "titulo" => "CONTATO COM A PESSOA SURDA E A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO DA LIBRAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DEMAIS AGENTES DA SOCIEDADE."
    "resumo" => "Muitos já tiveram contato com uma pessoa surda, já não lembram o que ocorreu no dia em questão, neste artigo haverá o relato daquele que produziu a escrita deste documento onde será apresentado o primeiro contato do autor com uma pessoa surda, destacando a complexidade e relevância da Libras na comunicação eficaz entre surdos e ouvintes. Tendo como objetivo evidenciar a falta de popularidade da Libras sendo este um obstáculo para a inclusão e os efeitos benéficos que a promoção da mesma terá. Discute-se a falta de conhecimento e os desafios enfrentados pelas pessoas surdas devido à ignorância acerca da Língua brasileira de sinais (Libras) por muitos ouvintes que trazem em grandes proporções a exclusão desta comunidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, utilizando como instrumento a experiência de relato fornecida pelo autor deste artigo para a produção e desenvolvimento do mesmo. Pode-se observar após a análise dos resultados a necessidade de capacitar educadores, profissionais das diversas áreas e cidadãos comuns em Libras para promover a inclusão e comunicação eficaz com alunos e pessoas surdas visto que o número de pessoas surdas é grande. Ressaltando a importância da inclusão da Libras não tão somente no ensino superior como também na educação básica para construir uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Por fim, o artigo ressalta a urgência de disseminar o conhecimento sobre a Libras na sociedade para combater a estigmatização e preconceito contra a comunidade surda. Conclui-se enfatizando a importância da Libras na educação e na construção de uma sociedade mais justa e acessível para todos, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19201_TB7682_14102024153009.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUAN PABLO DA COSTA DELGADO"
    "autor_nome_curto" => "JUAN"
    "autor_email" => "juandelgado1307@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Muitos já tiveram contato com uma pessoa surda, já não lembram o que ocorreu no dia em questão, neste artigo haverá o relato daquele que produziu a escrita deste documento onde será apresentado o primeiro contato do autor com uma pessoa surda, destacando a complexidade e relevância da Libras na comunicação eficaz entre surdos e ouvintes. Tendo como objetivo evidenciar a falta de popularidade da Libras sendo este um obstáculo para a inclusão e os efeitos benéficos que a promoção da mesma terá. Discute-se a falta de conhecimento e os desafios enfrentados pelas pessoas surdas devido à ignorância acerca da Língua brasileira de sinais (Libras) por muitos ouvintes que trazem em grandes proporções a exclusão desta comunidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, utilizando como instrumento a experiência de relato fornecida pelo autor deste artigo para a produção e desenvolvimento do mesmo. Pode-se observar após a análise dos resultados a necessidade de capacitar educadores, profissionais das diversas áreas e cidadãos comuns em Libras para promover a inclusão e comunicação eficaz com alunos e pessoas surdas visto que o número de pessoas surdas é grande. Ressaltando a importância da inclusão da Libras não tão somente no ensino superior como também na educação básica para construir uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Por fim, o artigo ressalta a urgência de disseminar o conhecimento sobre a Libras na sociedade para combater a estigmatização e preconceito contra a comunidade surda. Conclui-se enfatizando a importância da Libras na educação e na construção de uma sociedade mais justa e acessível para todos, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.