As diversas práticas de leitura que permeiam o espaço escolar trazem consigo o desejo de formar leitores, embora muitas vezes não consigam, pois ainda encaram o ato de ler como estritamente ligado à mera decodificação do texto escrito. Nas últimas décadas, muitos são os incentivos e pesquisas de estudiosos voltados para uma ressignificação do ensino aprendizagem de leitura nas escolas, visto que estas ainda não estão desenvolvendo seu papel a contento. Essa ressignificação do ensino aprendizagem de leitura pressupõe um trabalho dentro de uma perspectiva interacional de linguagem, de forma que a construção do conhecimento aconteça através de um processo de interação em que as trocas dialógicas contribuam para a efetivação da aprendizagem. Neste contexto, a leitura não é vista como um processo de mera decodificação de signos linguísticos, mas como um processo ativo de construção de sentido que se configura entre leitor, texto e autor. Trata-se de uma atividade que implica o uso de estratégias de antecipação, inferência e verificação. O Relato versará sobre uma experiência vivenciada com o projeto de leitura “Leitura de cá para lá”, tendo como sujeitos participantes os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Tancredo de Almeida Neves, Picuí. Tal projeto consistiu em uma experiência de leitura vivenciada pelas crianças. O principal objetivo é discutir o impacto do referido projeto na formação das crianças como leitoras, incentivar e despertar o gosto pela Leitura, já que ele proporcionou reflexões a respeito tanto do papel da leitura na formação do sujeito.