Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIPEX: LEVANDO A CIÊNCIA PARA O INTERIOR DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109898
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1454
    "inscrito_id" => 2674
    "titulo" => "PIPEX: LEVANDO A CIÊNCIA PARA O INTERIOR DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "A projeção de um futuro dentro da universidade ainda é uma realidade distante para muitos estudantes da rede pública. No cenário do ensino de ciências tal problemática evolui ainda mais em cidades do interior, que cotidianamente enfrentam limitações como espaço físico, recursos e até mesmo capacitação docente. O Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEx) é um programa institucional que há 15 anos tem como propósito aproximar os estudantes da rede pública de cidades do interior de Pernambuco com a universidade. O programa atua levando aulas de ciências de forma prática e lúdica para as escolas municipais de Passira-PE semanalmente, por meio de monitores oriundos de cursos de licenciatura em ciências biológicas, geografia, matemática e pedagogia. Tais monitores extensionistas, antes mesmo de ir a campo, são treinados para atuarem dentro das salas de aulas. A comunidade de professores atuantes e formados também tem acesso a tais capacitações por meio da promoção de encontros de práticas educacionais, que consistem em palestras e oficinas interdisciplinares, que resultam na interação dialógica por meio do diálogo e da troca de experiências, o que permite a participação efetiva da comunidade em ações desenvolvidas nos espaços da própria universidade. Além disso, o ensino, a pesquisa e a extensão são trazidos de forma interligada. Como resultado as atividades executadas tem como propósito contextualizar os conhecimentos adquiridos no andamento da graduação frente aos desafios enfrentados pela rede pública de ensino. Os estudantes são impactados pela riqueza de experiências que adquirem do contato direto com a comunidade e a transmissão de conhecimentos. O que só reafirma o papel da extensão em estabelecer inter-relações da universidade com outros setores da sociedade. E como resultado disso, levamos a transformação por onde passamos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2674_TB1454_27102024210602.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIA MARIA DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LIDIA"
    "autor_email" => "lidia.soliveira@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109898
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1454
    "inscrito_id" => 2674
    "titulo" => "PIPEX: LEVANDO A CIÊNCIA PARA O INTERIOR DE PERNAMBUCO"
    "resumo" => "A projeção de um futuro dentro da universidade ainda é uma realidade distante para muitos estudantes da rede pública. No cenário do ensino de ciências tal problemática evolui ainda mais em cidades do interior, que cotidianamente enfrentam limitações como espaço físico, recursos e até mesmo capacitação docente. O Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEx) é um programa institucional que há 15 anos tem como propósito aproximar os estudantes da rede pública de cidades do interior de Pernambuco com a universidade. O programa atua levando aulas de ciências de forma prática e lúdica para as escolas municipais de Passira-PE semanalmente, por meio de monitores oriundos de cursos de licenciatura em ciências biológicas, geografia, matemática e pedagogia. Tais monitores extensionistas, antes mesmo de ir a campo, são treinados para atuarem dentro das salas de aulas. A comunidade de professores atuantes e formados também tem acesso a tais capacitações por meio da promoção de encontros de práticas educacionais, que consistem em palestras e oficinas interdisciplinares, que resultam na interação dialógica por meio do diálogo e da troca de experiências, o que permite a participação efetiva da comunidade em ações desenvolvidas nos espaços da própria universidade. Além disso, o ensino, a pesquisa e a extensão são trazidos de forma interligada. Como resultado as atividades executadas tem como propósito contextualizar os conhecimentos adquiridos no andamento da graduação frente aos desafios enfrentados pela rede pública de ensino. Os estudantes são impactados pela riqueza de experiências que adquirem do contato direto com a comunidade e a transmissão de conhecimentos. O que só reafirma o papel da extensão em estabelecer inter-relações da universidade com outros setores da sociedade. E como resultado disso, levamos a transformação por onde passamos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2674_TB1454_27102024210602.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIA MARIA DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LIDIA"
    "autor_email" => "lidia.soliveira@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A projeção de um futuro dentro da universidade ainda é uma realidade distante para muitos estudantes da rede pública. No cenário do ensino de ciências tal problemática evolui ainda mais em cidades do interior, que cotidianamente enfrentam limitações como espaço físico, recursos e até mesmo capacitação docente. O Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEx) é um programa institucional que há 15 anos tem como propósito aproximar os estudantes da rede pública de cidades do interior de Pernambuco com a universidade. O programa atua levando aulas de ciências de forma prática e lúdica para as escolas municipais de Passira-PE semanalmente, por meio de monitores oriundos de cursos de licenciatura em ciências biológicas, geografia, matemática e pedagogia. Tais monitores extensionistas, antes mesmo de ir a campo, são treinados para atuarem dentro das salas de aulas. A comunidade de professores atuantes e formados também tem acesso a tais capacitações por meio da promoção de encontros de práticas educacionais, que consistem em palestras e oficinas interdisciplinares, que resultam na interação dialógica por meio do diálogo e da troca de experiências, o que permite a participação efetiva da comunidade em ações desenvolvidas nos espaços da própria universidade. Além disso, o ensino, a pesquisa e a extensão são trazidos de forma interligada. Como resultado as atividades executadas tem como propósito contextualizar os conhecimentos adquiridos no andamento da graduação frente aos desafios enfrentados pela rede pública de ensino. Os estudantes são impactados pela riqueza de experiências que adquirem do contato direto com a comunidade e a transmissão de conhecimentos. O que só reafirma o papel da extensão em estabelecer inter-relações da universidade com outros setores da sociedade. E como resultado disso, levamos a transformação por onde passamos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.