Ao entender que a aplicação dos recursos e metodologias relacionados às tecnologias digitais perpassa pela formação dos professores, investigou-se a produção de conhecimento científico sobre a formação docente e o uso de tecnologias digitais e de Inteligência Artificial (IA). Por isso, o presente trabalho avaliou artigos encaminhados e aceitos no grupo de trabalho GT01 Formação de Professores do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), na modalidade pôster, durante a 9ª edição do evento, realizada em 2023. O objetivo geral desta investigação consistiu em mapear e analisar os pôsteres apresentados. Para isso, optou-se por realizar um estudo exploratório, seguido de revisão de literatura dos pôsteres que abordavam discussões relacionadas às temáticas citadas, adotando direcionamentos das pesquisas intituladas como revisão sistemática. A partir do levantamento de nove (9) trabalhos, identificou-se que a maioria das pesquisas analisadas enfoca a formação continuada de professores diante das novas tecnologias. Os estudos destacam os benefícios e desafios do uso das tecnologias digitais na educação, reconhecendo a necessidade de integração dessas ferramentas para tornar o ensino mais dinâmico e adaptado às necessidades dos alunos. As lacunas identificadas incluem a necessidade de formação específica para os professores e uma abordagem crítica no uso das tecnologias. Além disso, os resultados ressaltam o potencial das tecnologias digitais para promover uma aprendizagem mais envolvente e personalizada, enfatizando a importância de uma abordagem equilibrada que reconheça o papel complementar das tecnologias em relação ao professor. CONEDU.