Este trabalho tem como foco descrever a elaboração de uma proposta didática, realizada na disciplina de Geometria Espacial do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio. Tal elaboração foi considerada uma das Práticas como Componente Curricular (PCC). Através desse planejamento detalhado da proposta didática, os acadêmicos do curso foram orientados a desenvolverem suas habilidades criativas, e dessa forma aplicarem o conhecimento teórico trabalhado no curso. Buscando-se neste viés, viabilizar e priorizar a transposição didática em sala de aula. A atividade realizada teve como objetivo trazer teorias da inscrição e da circunscrição de objetos, relacionando-as aos objetos concretos com situações problemas que envolviam cálculos de área e de volume. Para representar esses conceitos matemáticos, criou-se o objeto físico: um cilindro de inox inscrito em um paralelepípedo de mármore, e dele retirou-se informações, tais como medidas: das alturas e da área da base, para realizar os cálculos de volumes. Durante o artigo, descreve-se conceitos e realiza-se o ensaio prático que representa a teoria, mostrando-se formas de calcular tais medidas. Discute-se como objetos concretos, físicos e manipuláveis têm potencial para oportunizar aos alunos a visualização de forma análoga os conceitos e suas representações geométricas e, a partir deles, criar esquemas para resolução de problemas. Por fim, foi desenvolvida uma questão com as medidas retiradas do objeto criado e descrita a sua respectiva resolução.