Este artigo apresenta uma proposta de sequência didática integrada, explorando questões de matemática e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no contexto do ensino de funções. Reconhecendo a importância das funções no currículo de matemática do ensino médio e sua relevância para o sucesso dos alunos no ENEM, esta proposta visa desenvolver competências fundamentais nessa área de conhecimento. A sequência didática proposta é elaborada para promover uma compreensão profunda e significativa dos conceitos-chave relacionados a funções, incluindo definições, representações gráficas, tipos de funções, propriedades e aplicações. Por meio de atividades práticas e contextualizadas, os alunos serão guiados a explorar esses conceitos de forma interativa. A integração das questões do ENEM de matemática e suas tecnologias na sequência didática permite aos alunos se familiarizarem com o formato e o estilo das perguntas encontradas na prova nacional. Isso proporciona uma preparação valiosa para o exame, além de desenvolver habilidades cognitivas essenciais, como análise, interpretação e resolução de problemas. Ao final da proposta, espera-se que os educadores tenham um plano detalhado para implementar a sequência didática em suas aulas, adaptando-a às necessidades específicas de seus alunos. A proposta também oferece uma base sólida para futuras pesquisas e desenvolvimentos no campo do ensino de funções e preparação para o ENEM. Sendo assim, esta proposta de sequência didática representa uma contribuição para o campo do ensino de matemática, ao oferecer uma abordagem que combina teoria, prática e preparação para o ENEM.