O presente estudo se propôs a realizar uma análise da teoria educacional de Paulo Freire, fundamentada em uma abordagem crítica e transformadora, visando não apenas à transmissão de conhecimento, mas também à conscientização e emancipação dos indivíduos. A metodologia foi construída a partir de pesquisa e análise bibliográfica de artigos científicos e das obras de Freire, destacando-se a importância do diálogo, da problematização da realidade e da valorização dos saberes prévios dos alunos como elementos essenciais para a construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma consciência crítica. Os resultados incluem uma análise da educação na contemporaneidade, que, segundo Freire, deve ser um processo libertador que capacite os indivíduos a compreender e transformar sua realidade, tornando-os participantes ativos na construção de uma sociedade justa e democrática. Freire enfatiza o diálogo autêntico e participativo, essencial para a construção de uma consciência crítica e a superação das relações de opressão. O conhecimento deve ser construído de forma colaborativa, valorizando os saberes prévios dos alunos e contextualizando-os em suas realidades, tornando-se assim significativo e transformador. As situações-limite são momentos desafiadores que revelam a necessidade de uma educação libertadora, promovendo a reflexão crítica e a ação transformadora. Superar essas situações exige conscientização e mobilização coletiva, na qual os indivíduos se tornam protagonistas de sua própria história. Freire introduz o conceito de inédito-viável como a capacidade de imaginar e construir um futuro alternativo, baseado na superação das injustiças presentes na realidade atual. Assim, a proposta educacional de Paulo Freire destaca a importância do diálogo, das situações-limite e dos inéditos viáveis na promoção da justiça social e na emancipação coletiva, visando à construção de uma sociedade mais justa e democrática.