O presente trabalho versa sobre a importância do reforço escolar no processo de ensino e aprendizagem do aluno desde os primeiros anos do ensino fundamental e como a relação alunoprofessor/professor-aluno pode influenciar nesse desenvolvimento. A elaboração desse estudo consistiu na experiência profissional pessoal e fundamentada nos estudos de Freire, Luckesi (2019/1999) e revisão bibliográfica, entretanto, pouco se estuda sobre esse tema. O atendimento, individual e personalizado, reforça os ensinamentos que foram ministrados na escola e caracteriza-se como um reforço extraclasse, buscando entender de perto as dificuldades do discente, pois cada aluno tem um ritmo e uma forma de aprender e, muitas vezes, necessita de mais tempo para realizar alguma atividade. O papel desse professor é se aproximar e estudar o aluno para que possa desenvolver suas capacidades, entendendo suas dificuldades e buscar meios para minimizar os problemas. A realização de relatórios individuais sobre as aulas são meios de guardar informações sobre a evolução do aluno com o intuito de obter informações necessárias para planejar novas aulas. A utilização de materiais pedagógicos é essencial nesse processo, pois colaboram com o processo de aprendizado do aluno. O reforço escolar é mais do que realizar tarefas de casa, é intensificar os estudos de sala de aula e fazer a diferença na vida do educando. Nesse sentido, o reforço escolar personalizado, coloca o aluno no processo educativo de criar hábito, disciplina e rotina de estudos, fortalecendo a importância de estimular, entusiasmar e afetar o aluno para que ele possa se desenvolver de forma prazerosa.