GESTÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: ESTRATÉGIAS PARA UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EFICAZ
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109594 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1008 "inscrito_id" => 2934 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: ESTRATÉGIAS PARA UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EFICAZ" "resumo" => "Este artigo destaca a importância da gestão escolar nos anos iniciais do fundamental, inspirado nas ideias de José Carlos Libâneo. Este ressalta a importância da liderança, da articulação com a comunidade, da promoção do desenvolvimento profissional dos professores e da garantia de um ambiente propício ao aprendizado. Explora estratégias para melhor a gestão nessa etapa, mostrando sua influência direta no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. Além das estratégias de gestão escolar, salienta a importância de promover práticas pedagógicas que estejam alinhadas com as necessidades e características individuais dos alunos. Isso significa reconhecer que cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizado, estilos de aprendizagem diferentes e experiências de vida únicas. O que inclui o uso de metodologias ativas e lúdicas, que estimulem a curiosidade e a participação dos alunos no processo de aprendizagem. O trabalho em equipe entre os professores também é enfatizado como essencial para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficientes. A metodologia desse trabalho se baseia em uma abordagem qualitativa, onde se utilizou da pesquisa bibliográfica para se obter uma compreensão abrangente e embasada sobre o assunto, foram consultadas diversas fontes, como livros, artigos científicos da base de dados da Scielo e outros materiais. Por fim, o artigo ressalta a importância da avaliação constante do processo de ensino-aprendizagem, buscando identificar pontos importantes e áreas de melhoria para inovar e adaptar as estratégias de gestão nos anos inicias as práticas pedagógicas às necessidades dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2934_TB1008_29102024161411.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE BATISTA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "KARINE" "autor_email" => "karine.almeida@uemasul.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109594 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1008 "inscrito_id" => 2934 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: ESTRATÉGIAS PARA UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EFICAZ" "resumo" => "Este artigo destaca a importância da gestão escolar nos anos iniciais do fundamental, inspirado nas ideias de José Carlos Libâneo. Este ressalta a importância da liderança, da articulação com a comunidade, da promoção do desenvolvimento profissional dos professores e da garantia de um ambiente propício ao aprendizado. Explora estratégias para melhor a gestão nessa etapa, mostrando sua influência direta no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. Além das estratégias de gestão escolar, salienta a importância de promover práticas pedagógicas que estejam alinhadas com as necessidades e características individuais dos alunos. Isso significa reconhecer que cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizado, estilos de aprendizagem diferentes e experiências de vida únicas. O que inclui o uso de metodologias ativas e lúdicas, que estimulem a curiosidade e a participação dos alunos no processo de aprendizagem. O trabalho em equipe entre os professores também é enfatizado como essencial para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficientes. A metodologia desse trabalho se baseia em uma abordagem qualitativa, onde se utilizou da pesquisa bibliográfica para se obter uma compreensão abrangente e embasada sobre o assunto, foram consultadas diversas fontes, como livros, artigos científicos da base de dados da Scielo e outros materiais. Por fim, o artigo ressalta a importância da avaliação constante do processo de ensino-aprendizagem, buscando identificar pontos importantes e áreas de melhoria para inovar e adaptar as estratégias de gestão nos anos inicias as práticas pedagógicas às necessidades dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2934_TB1008_29102024161411.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE BATISTA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "KARINE" "autor_email" => "karine.almeida@uemasul.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }