Este artigo destaca a importância da gestão escolar nos anos iniciais do fundamental, inspirado nas ideias de José Carlos Libâneo. Este ressalta a importância da liderança, da articulação com a comunidade, da promoção do desenvolvimento profissional dos professores e da garantia de um ambiente propício ao aprendizado. Explora estratégias para melhor a gestão nessa etapa, mostrando sua influência direta no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. Além das estratégias de gestão escolar, salienta a importância de promover práticas pedagógicas que estejam alinhadas com as necessidades e características individuais dos alunos. Isso significa reconhecer que cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizado, estilos de aprendizagem diferentes e experiências de vida únicas. O que inclui o uso de metodologias ativas e lúdicas, que estimulem a curiosidade e a participação dos alunos no processo de aprendizagem. O trabalho em equipe entre os professores também é enfatizado como essencial para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficientes. A metodologia desse trabalho se baseia em uma abordagem qualitativa, onde se utilizou da pesquisa bibliográfica para se obter uma compreensão abrangente e embasada sobre o assunto, foram consultadas diversas fontes, como livros, artigos científicos da base de dados da Scielo e outros materiais. Por fim, o artigo ressalta a importância da avaliação constante do processo de ensino-aprendizagem, buscando identificar pontos importantes e áreas de melhoria para inovar e adaptar as estratégias de gestão nos anos inicias as práticas pedagógicas às necessidades dos alunos.