Na busca por diferentes formas de pensar, educar e refletir, a presente investigação partiu da interface entre CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes (PBA) como potencialidades para o ensino em biociências e saúde, com ênfase na Educação em Saúde e Promoção da Saúde. O objetivo da pesquisa foi investigar as possibilidades das narrativas literárias como estratégia para o ensino em biociências e saúde por meio da construção, avaliação e realização de Oficinas Dialógicas de Narrativas Literárias (ODLN). O referencial teórico-metodológico foi desenvolvido por meio da articulação entre dois pilares principais: a abordagem CienciArte e a PBA, bem como, a pedagogia freiriana e o Ensino não-formal. O estudo foi realizado de forma virtualizada em três oficinas com 27 participantes ao todo, compostas por alunos, professores e profissionais de saúde da FIOCRUZ - Rio de Janeiro. As atividades desenvolvidas envolveram: autoconhecimento, acolhimento e empatia, desenvolvimento e sensibilização, compartilhamento de ideias, histórias/narrativas, produção de obras de narrativas literárias, entre outras. Por meio de formulários de avaliação anônimos, pode-se obter o feedback sobre as atividades, assim como, as obras criadas nas oficinas transformaram-se em resultados essenciais para a análise da ODNL. A partir das oficinas, os participantes tiveram acesso a atividades que estimulam criatividade, imaginação, autoconhecimento, bem-estar, interações sociais, entre outros aspectos. Dessa forma, a investigação proporcionou contribuições para o desenvolvimento de ferramentas e estratégias de Ensino em Biociências e Saúde que favorecem o ensino interdisciplinar e transdisciplinar, estimulando a imaginação, os processos criativos e de aprendizagem. Com isso, salienta-se que é fundamental o incentivo a pesquisas nesse campo, ainda pouco explorado no Brasil, ampliando os conhecimentos nas conexões entre ensino, saúde, ciência, arte e pesquisa rumo à transdisciplinaridade.