Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONEXÕES ENTRE A ABORDAGEM CIENCIARTE E A PESQUISA BASEADA EM ARTES: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113469
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6560
    "inscrito_id" => 16184
    "titulo" => "CONEXÕES ENTRE A ABORDAGEM CIENCIARTE E A PESQUISA BASEADA EM ARTES: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE"
    "resumo" => "Na busca por diferentes formas de pensar, educar e refletir, a presente investigação partiu da interface entre CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes (PBA) como potencialidades para o ensino em biociências e saúde, com ênfase na Educação em Saúde e Promoção da Saúde. O objetivo da pesquisa foi investigar as possibilidades das narrativas literárias como estratégia para o ensino em biociências e saúde por meio da construção, avaliação e realização de Oficinas Dialógicas de Narrativas Literárias (ODLN). O referencial teórico-metodológico foi desenvolvido por meio da articulação entre dois pilares principais: a abordagem CienciArte e a PBA, bem como, a pedagogia freiriana e o Ensino não-formal. O estudo foi realizado de forma virtualizada em três oficinas com 27 participantes ao todo, compostas por alunos, professores e profissionais de saúde da FIOCRUZ - Rio de Janeiro. As atividades desenvolvidas envolveram: autoconhecimento, acolhimento e empatia, desenvolvimento e sensibilização, compartilhamento de ideias, histórias/narrativas, produção de obras de narrativas literárias, entre outras. Por meio de formulários de avaliação anônimos, pode-se obter o feedback sobre as atividades, assim como, as obras criadas nas oficinas transformaram-se em resultados essenciais para a análise da ODNL. A partir das oficinas, os participantes tiveram acesso a atividades que estimulam criatividade, imaginação, autoconhecimento, bem-estar, interações sociais, entre outros aspectos. Dessa forma, a investigação proporcionou contribuições para o desenvolvimento de ferramentas e estratégias de Ensino em Biociências e Saúde que favorecem o ensino interdisciplinar e transdisciplinar, estimulando a imaginação, os processos criativos e de aprendizagem. Com isso, salienta-se que é fundamental o incentivo a pesquisas nesse campo, ainda pouco explorado no Brasil, ampliando os conhecimentos nas conexões entre ensino, saúde, ciência, arte e pesquisa rumo à transdisciplinaridade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16184_TB6560_19102024094251.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIELLE MACÊDO FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIELLE"
    "autor_email" => "adrielle.mfernandes1@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113469
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6560
    "inscrito_id" => 16184
    "titulo" => "CONEXÕES ENTRE A ABORDAGEM CIENCIARTE E A PESQUISA BASEADA EM ARTES: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE"
    "resumo" => "Na busca por diferentes formas de pensar, educar e refletir, a presente investigação partiu da interface entre CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes (PBA) como potencialidades para o ensino em biociências e saúde, com ênfase na Educação em Saúde e Promoção da Saúde. O objetivo da pesquisa foi investigar as possibilidades das narrativas literárias como estratégia para o ensino em biociências e saúde por meio da construção, avaliação e realização de Oficinas Dialógicas de Narrativas Literárias (ODLN). O referencial teórico-metodológico foi desenvolvido por meio da articulação entre dois pilares principais: a abordagem CienciArte e a PBA, bem como, a pedagogia freiriana e o Ensino não-formal. O estudo foi realizado de forma virtualizada em três oficinas com 27 participantes ao todo, compostas por alunos, professores e profissionais de saúde da FIOCRUZ - Rio de Janeiro. As atividades desenvolvidas envolveram: autoconhecimento, acolhimento e empatia, desenvolvimento e sensibilização, compartilhamento de ideias, histórias/narrativas, produção de obras de narrativas literárias, entre outras. Por meio de formulários de avaliação anônimos, pode-se obter o feedback sobre as atividades, assim como, as obras criadas nas oficinas transformaram-se em resultados essenciais para a análise da ODNL. A partir das oficinas, os participantes tiveram acesso a atividades que estimulam criatividade, imaginação, autoconhecimento, bem-estar, interações sociais, entre outros aspectos. Dessa forma, a investigação proporcionou contribuições para o desenvolvimento de ferramentas e estratégias de Ensino em Biociências e Saúde que favorecem o ensino interdisciplinar e transdisciplinar, estimulando a imaginação, os processos criativos e de aprendizagem. Com isso, salienta-se que é fundamental o incentivo a pesquisas nesse campo, ainda pouco explorado no Brasil, ampliando os conhecimentos nas conexões entre ensino, saúde, ciência, arte e pesquisa rumo à transdisciplinaridade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16184_TB6560_19102024094251.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIELLE MACÊDO FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIELLE"
    "autor_email" => "adrielle.mfernandes1@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Na busca por diferentes formas de pensar, educar e refletir, a presente investigação partiu da interface entre CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes (PBA) como potencialidades para o ensino em biociências e saúde, com ênfase na Educação em Saúde e Promoção da Saúde. O objetivo da pesquisa foi investigar as possibilidades das narrativas literárias como estratégia para o ensino em biociências e saúde por meio da construção, avaliação e realização de Oficinas Dialógicas de Narrativas Literárias (ODLN). O referencial teórico-metodológico foi desenvolvido por meio da articulação entre dois pilares principais: a abordagem CienciArte e a PBA, bem como, a pedagogia freiriana e o Ensino não-formal. O estudo foi realizado de forma virtualizada em três oficinas com 27 participantes ao todo, compostas por alunos, professores e profissionais de saúde da FIOCRUZ - Rio de Janeiro. As atividades desenvolvidas envolveram: autoconhecimento, acolhimento e empatia, desenvolvimento e sensibilização, compartilhamento de ideias, histórias/narrativas, produção de obras de narrativas literárias, entre outras. Por meio de formulários de avaliação anônimos, pode-se obter o feedback sobre as atividades, assim como, as obras criadas nas oficinas transformaram-se em resultados essenciais para a análise da ODNL. A partir das oficinas, os participantes tiveram acesso a atividades que estimulam criatividade, imaginação, autoconhecimento, bem-estar, interações sociais, entre outros aspectos. Dessa forma, a investigação proporcionou contribuições para o desenvolvimento de ferramentas e estratégias de Ensino em Biociências e Saúde que favorecem o ensino interdisciplinar e transdisciplinar, estimulando a imaginação, os processos criativos e de aprendizagem. Com isso, salienta-se que é fundamental o incentivo a pesquisas nesse campo, ainda pouco explorado no Brasil, ampliando os conhecimentos nas conexões entre ensino, saúde, ciência, arte e pesquisa rumo à transdisciplinaridade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.