Na atualidade, o planeta terra é o único lugar conhecido do universo que possui as “delicadas” condições para a vida, com recursos orgânicos e uma atmosfera equilibrada. Dessa forma, é de suma importância que a humanidade se preocupe com a saúde do planeta. Visto o atual cenário, onde têm-se grandes quantidades de notícias que falam a respeito de ondas de calor em algumas cidades, além de inundações que deixam milhões de desabrigados. Diante do exposto, o presente trabalho busca analisar os conteúdos do livro de ciências de uma escola no município de Acopiara-Ce, com intuito de entender como as mudanças climáticas estão sendo abordadas nos mesmos, em razão de que os jovens serão os futuros responsáveis pela natureza e podem intervir para amenizar o ocorrido provocado pelas ações antrópicas. Na metodologia foi realizada uma leitura dos livros de Ciências do 7°, 8° e 9° ano da escola municipal Padre João Antônio. Os materiais analisados para consulta foram artigos do Google acadêmico e livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2024 a 2027, da escola em estudo. Após realizada a leitura e a busca do tema estudado, percebeu-se que no livro do 7° ano constaram 19 páginas do assunto, no 8° ano apenas uma unidade falando sobre a Crise Climática e no 9° ano só foram encontradas duas páginas. Conclui-se com a análise feita que o único livro que aborda o tema numa quantidade de páginas aceitável foi o do 8° ano, mas ainda assim, esse é o último tema tratado no livro. Diante disso, é provável que muitas vezes nem mesmo dê tempo os alunos o estudarem, considerando a qualidade do conteúdo em razão do período de estudo, o que mostra a necessidade de abordar mais sobre mudanças climáticas no espaço acadêmico e abordar esse conteúdo de forma contínua no ensino.