Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVARIANTES OPERATÓRIOS MOBILIZADOS NOS ESQUEMAS DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS DE FUNÇÃO AFIM: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
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Esse trabalho teve como Objetivo geral: Investigar possíveis relações existentes entre os invariantes operatórios mobilizados nos esquemas de estudantes do terceiro ano do ensino médio e as estratégias de resolução de situações-problemas de função afim com diferentes representações. E como objetivos específicos: 1.Identificar os invariantes operatórios mobilizados nos esquemas existentes entre os estudantes do terceiro ano do ensino médio quando resolvem situações problemas com função afim; 2.Observar se as diferentes representações de funções afins interferem na resolução das situações-problemas; 3.Analisar a relação entre os invariantes operatórios apresentados pelos estudantes e os possíveis impactos causados em sua formação no que tange a compreensão e resolução de situações-problemas utilizando função afim. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede estadual do município do Jaboatão dos Guararapes – PE, em turmas do terceiro ano do ensino médio. Participaram da pesquisa 29 estudantes do terceiro ano do ensino médio do horário vespertino. Como metodologia para essa investigação foi utilizada a Teoria dos Campos Conceituais e por se tratar de um estudo de caso, os dados obtidos foram analisados de acordo com os pressupostos propostos por Bardin para a análise de conteúdo (metodologia do questionário). Os resultados obtidos mostram que os estudantes utilizaram invariantes operatórios no campo das estruturas aditivas e multiplicativas na resolução das situações-problemas propostas de forma irregular e que a maioria deles apresentam dificuldades em reconhecer problemas quando expressos em forma algébrica ou gráfica, o que não aconteceu com os dados dispostos em tabelas.A Teoria dos Campos Conceituais (TCC) tem sido utilizada nos últimos anos como referencial teórico nas mais diversas áreas do conhecimento por oferecer ao pesqu" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10903_TB6545_27102024020638.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "jpaulo.dssantos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113458 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6545 "inscrito_id" => 10903 "titulo" => "INVARIANTES OPERATÓRIOS MOBILIZADOS NOS ESQUEMAS DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS DE FUNÇÃO AFIM: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "A Teoria dos Campos Conceituais (TCC) tem sido utilizada nos últimos anos como referencial teórico nas mais diversas áreas do conhecimento por oferecer ao pesquisador instrumentos necessários a pesquisa. 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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Teoria dos Campos Conceituais (TCC) tem sido utilizada nos últimos anos como referencial teórico nas mais diversas áreas do conhecimento por oferecer ao pesquisador instrumentos necessários a pesquisa. Nesse estudo optou-se por utilizar esse referencial uma vez que a ideia foi identificar os invariantes operatórios dos estudantes quando resolvem situações-problemas com função afim. Esse trabalho teve como Objetivo geral: Investigar possíveis relações existentes entre os invariantes operatórios mobilizados nos esquemas de estudantes do terceiro ano do ensino médio e as estratégias de resolução de situações-problemas de função afim com diferentes representações. E como objetivos específicos: 1.Identificar os invariantes operatórios mobilizados nos esquemas existentes entre os estudantes do terceiro ano do ensino médio quando resolvem situações problemas com função afim; 2.Observar se as diferentes representações de funções afins interferem na resolução das situações-problemas; 3.Analisar a relação entre os invariantes operatórios apresentados pelos estudantes e os possíveis impactos causados em sua formação no que tange a compreensão e resolução de situações-problemas utilizando função afim. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede estadual do município do Jaboatão dos Guararapes – PE, em turmas do terceiro ano do ensino médio. Participaram da pesquisa 29 estudantes do terceiro ano do ensino médio do horário vespertino. Como metodologia para essa investigação foi utilizada a Teoria dos Campos Conceituais e por se tratar de um estudo de caso, os dados obtidos foram analisados de acordo com os pressupostos propostos por Bardin para a análise de conteúdo (metodologia do questionário). Os resultados obtidos mostram que os estudantes utilizaram invariantes operatórios no campo das estruturas aditivas e multiplicativas na resolução das situações-problemas propostas de forma irregular e que a maioria deles apresentam dificuldades em reconhecer problemas quando expressos em forma algébrica ou gráfica, o que não aconteceu com os dados dispostos em tabelas.

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