Nesta pesquisa, investigamos a aprendizagem no Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental em conjunto com a utilização da contação de histórias, a partir das temáticas de períodos do tempo e estações do ano, presentes no eixo Terra e Universo da BNCC do primeiro ano. A utilização da contação de histórias traz uma interdisciplinaridade com as Linguagens e utiliza da ludicidade para o desenvolvimento da imaginação. A pergunta que norteia a pesquisa é: ‘’Como a contação de histórias, enquanto estratégia pedagógica, pode contribuir para a aprendizagem no Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental?’’. A pesquisa foi desenvolvida ao longo de quatro aulas em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, onde foram utilizadas duas histórias de cunho infantil que serviram como motivadoras de discussões e atividades. Por haver uma forte conexão com a Literatura Infantil, um dos objetivos da pesquisa é de apoiar a alfabetização dos estudantes por meio do interesse nas histórias. Além disso, também são objetivos da pesquisa auxiliar na compreensão de conceitos de Ciências presentes no currículo e incentivar a manifestação da criatividade e o interesse dos alunos. A pesquisa utiliza de uma abordagem qualitativa, por meio de uma análise do discurso feita a partir de discussões em sala de aula. Para a fundamentação teórica, o uso da contação de histórias como estratégia pedagógica se baseia em Souza e Berardino (2011). Martins (2022) na ludicidade e Ensino de Ciências. A conexão entre Ciências e Literatura é feita a partir de Piassi (2015). Mortimer e Scott (2002) e Cappechi e Carvalho (2000) para a análise discursiva. A pesquisa demonstrou que a contação de histórias pode servir como grande aporte para a aprendizagem no Ensino de Ciências, estimulando a criatividade e o raciocínio dos estudantes, além de uma grande apropriação dos conhecimentos trabalhados.