INOVAÇÃO DO ENSINO E PESQUISA A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA TEORIA DOS MODELOS DE ORGANIZADORES DE PENSAMENTO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111261 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3359 "inscrito_id" => 11596 "titulo" => "INOVAÇÃO DO ENSINO E PESQUISA A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA TEORIA DOS MODELOS DE ORGANIZADORES DE PENSAMENTO" "resumo" => "RESUMO A partir das leituras e discussões propostas na disciplina Estudos em Pesquisa Interdisciplinar, no Programa de Pós-graduação em Sociedade Cultura PPGSC/UESPI, este artigo objetiva refletir acerca da formação de educadores e pesquisadores na perspectiva interdisciplinar, para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem uma educação progressista, libertadora e libertária, de crítica social dos conteúdos, sendo capazes, portanto, de romper com modelos de fragmentação ainda tão comuns no Brasil. Objetiva refletir acerca da formação de educadores e pesquisadores na perspectiva interdisciplinar na atualidade. Concernente à base teórica, recorremos às ideias e concepções de autores como: Japiassu (2006), Fazenda (2015), Nóvoa (1992), Oliveira (1997), Paulo Freire (1998), dentre outros. O estudo tem uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, tendo como fontes textos já publicados, impressos ou avulsos, em meios digitais e virtuais. Justifica-se este trabalho tendo em vista a relevância da interdisciplinaridade no contexto atual como uma abordagem, que pode e deve ser aplicada tanto ao ensino como a pesquisa, sendo um paradigma para as ciências na contemporaneidade. Descobrimos que a interdisciplinaridade está intimamente ligada a outras teorias contemporâneas que também contribuem significativamente para rompermos com modelos de fragmentação, como a teoria dos modelos organizadores de pensamento, que encaram o sujeito da aprendizagem e de saberes como ser ativo, participativo e construtor de conhecimento. Palavras-chave: Educação, Modelos organizadores, Interdisciplinaridade, Formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11596_TB3359_23042024142206.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FAGNER DE SOUSA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "FAGNER" "autor_email" => "fagnerdesousaaraujo40@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111261 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3359 "inscrito_id" => 11596 "titulo" => "INOVAÇÃO DO ENSINO E PESQUISA A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA TEORIA DOS MODELOS DE ORGANIZADORES DE PENSAMENTO" "resumo" => "RESUMO A partir das leituras e discussões propostas na disciplina Estudos em Pesquisa Interdisciplinar, no Programa de Pós-graduação em Sociedade Cultura PPGSC/UESPI, este artigo objetiva refletir acerca da formação de educadores e pesquisadores na perspectiva interdisciplinar, para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem uma educação progressista, libertadora e libertária, de crítica social dos conteúdos, sendo capazes, portanto, de romper com modelos de fragmentação ainda tão comuns no Brasil. Objetiva refletir acerca da formação de educadores e pesquisadores na perspectiva interdisciplinar na atualidade. Concernente à base teórica, recorremos às ideias e concepções de autores como: Japiassu (2006), Fazenda (2015), Nóvoa (1992), Oliveira (1997), Paulo Freire (1998), dentre outros. O estudo tem uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, tendo como fontes textos já publicados, impressos ou avulsos, em meios digitais e virtuais. Justifica-se este trabalho tendo em vista a relevância da interdisciplinaridade no contexto atual como uma abordagem, que pode e deve ser aplicada tanto ao ensino como a pesquisa, sendo um paradigma para as ciências na contemporaneidade. Descobrimos que a interdisciplinaridade está intimamente ligada a outras teorias contemporâneas que também contribuem significativamente para rompermos com modelos de fragmentação, como a teoria dos modelos organizadores de pensamento, que encaram o sujeito da aprendizagem e de saberes como ser ativo, participativo e construtor de conhecimento. Palavras-chave: Educação, Modelos organizadores, Interdisciplinaridade, Formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11596_TB3359_23042024142206.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FAGNER DE SOUSA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "FAGNER" "autor_email" => "fagnerdesousaaraujo40@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }