A Educação Infantil é a etapa, da Educação Básica, onde o estudante inicia o processo de construção de sua trajetória no cotidiano da escola. O mundo contemporâneo parece privilegiar o sentido da visão o que nos permite alguns questionamentos relacionados aos estudantes com deficiência visual. Se considerarmos o universo das pessoas com baixa visão, ou seja, dos estudantes que possuem algum resíduo visual que pode ser aproveitado para o planejamento e execução de tarefas, como fazer para tornar os primeiros passos na Educação Básica acessíveis? Na Educação Infantil, aprende-se a compreender o corpo, o potencial cognitivo, e a refinar diversos processos cognitivos e pragmáticos. Com o sentido da visão severamente prejudicado adaptações terão de ser feitas para que o desenvolvimento do sujeito possa acontecer. Assim, a partir de pesquisa bibliográfica e da experiência vivenciada no cotidiano da escola com estes estudantes, apresentamos propostas de adaptações de materiais pedagógicos e do próprio espaço escolar, correlacionadas com o desenvolvimento cognitivo e pragmático esperado dentro do universo da Educação Infantil. Acreditamos que tais adaptações podem ser replicadas em qualquer escola e podem ser utilizadas com o intuito de ampliar a funcionalidade do uso da visão preservada de estudantes com baixa visão na Educação Infantil.