O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre o combate ao racismo no Ensino Médio, por meio de ações executadas no projeto de área de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas da Escola Cidadã Integral Técnica José Gonçalves de Queiroz intitulado Por uma educação antirracista: valorizando a diversidade étnico-racial. O artigo contempla as seguintes sessões: - discussão teórico-metodológica sobre educação antirracista na educação básica, com base nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, - possibilidades metodológicas do ensino para as relações étnico-raciais nas disciplinas da área de Ciências Humanas, com ênfase na interdisciplinaridade e nos princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas, e - ações do projeto desenvolvido em uma escola pública de ensino médio localizada no município de Sumé-PB. Destacamos que o projeto em questão está em consonância com os projetos Minha escola é antirracista, da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, e Trilhando multiculturalidades: antirracismo, respeito e diversidade, da referida escola, e foi elaborado com base no desenvolvimento das habilidades dos descritores de Língua Portuguesa e Matemática (descritores SAEB) e nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Dessa forma, pretende-se contribuir para as discussões sobre o combate ao racismo estrutural, promovendo uma educação centrada na promoção dos Direitos Humanos e na valorização da diversidade étnico-cultural brasileira.