Muito se tem debatido sobre as perspectivas e os caminhos que podem guiar a educação de forma a dialogar com as novas gerações e as demandas do século XXI. Diante de tantos contrastes, diversidades e necessidades tão abrangentes e tão ímpares ao mesmo tempo, muitas indagações e dúvidas sobre o direcionamento da educação são colocadas em pauta, impulsionando olhares e reflexões sobre todo o percurso educativo e, principalmente, acerca do pensar e do fazer pedagógico. Em meio às mais variadas propostas, permeadas de soluções por vezes milagrosas, uma coisa é certa e palpável: metodologias mais ativas, que levam em conta o desenvolvimento de habilidades e competências, o fortalecimento do protagonismo e da autonomia, a contextualização dos saberes e o fomento à curiosidade têm se mostrado extremamente eficientes no encaminhamento de práticas significativas que ampliam e fortalecem o conhecimento. A metodologia é a sistematização do percurso de aprendizagem, por meio da qual se estabelece como serão encaminhadas as ações para potencializar o processo de construção do conhecimento. E é a partir dela que os docentes, sujeitos à frente do processo educativo, contribuem para que os objetivos da educação sejam alcançados. Diante disso e com o intuito de contribuir com a formação desses profissionais, o presente trabalho traz, além de reflexões importantes de estudiosos da educação acerca das pluralidades metodológicas, instrumentos e recursos que podem ser facilmente inseridos no dia a dia da escola e da práxis pedagógica. Por meio de ferramentas práticas e dinâmicas, já utilizadas, ressignificadas e elaboradas a partir da vivência educativa do Método Premere, projetado e desenvolvido dentro do Colégio Premere, o objetivo é trocar experiências e munir os docentes com um arcabouço de possibilidades que contribuam para a educação no próximo decênio.