Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA DOCENTE: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O PRÓXIMO DECÊNIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109740
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1213
    "inscrito_id" => 2444
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O PRÓXIMO DECÊNIO"
    "resumo" => "Muito se tem debatido sobre as perspectivas e os caminhos que podem guiar a educação de forma a dialogar com as novas gerações e as demandas do século XXI. Diante de tantos contrastes, diversidades e necessidades tão abrangentes e tão ímpares ao mesmo tempo, muitas indagações e dúvidas sobre o direcionamento da educação são colocadas em pauta, impulsionando olhares e reflexões sobre todo o percurso educativo e, principalmente, acerca do pensar e do fazer pedagógico. Em meio às mais variadas propostas, permeadas de soluções por vezes milagrosas, uma coisa é certa e palpável: metodologias mais ativas, que levam em conta o desenvolvimento de habilidades e competências, o fortalecimento do protagonismo e da autonomia, a contextualização dos saberes e o fomento à curiosidade têm se mostrado extremamente eficientes no encaminhamento de práticas significativas que ampliam e fortalecem o conhecimento. A metodologia é a sistematização do percurso de aprendizagem, por meio da qual se estabelece como serão encaminhadas as ações para potencializar o processo de construção do conhecimento. E é a partir dela que os docentes, sujeitos à frente do processo educativo, contribuem para que os objetivos da educação sejam alcançados. Diante disso e com o intuito de contribuir com a formação desses profissionais, o presente trabalho traz, além de reflexões importantes de estudiosos da educação acerca das pluralidades metodológicas, instrumentos e recursos que podem ser facilmente inseridos no dia a dia da escola e da práxis pedagógica. Por meio de ferramentas práticas e dinâmicas, já utilizadas, ressignificadas e elaboradas a partir da vivência educativa do Método Premere, projetado e desenvolvido dentro do Colégio Premere, o objetivo é trocar experiências e munir os docentes com um arcabouço de possibilidades que contribuam para a educação no próximo decênio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2444_TB1213_27102024213730.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA CRISTINA GOMES DE MELO VIOL"
    "autor_nome_curto" => "Giovanna Viol"
    "autor_email" => "giovanna@grupopremere.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109740
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1213
    "inscrito_id" => 2444
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O PRÓXIMO DECÊNIO"
    "resumo" => "Muito se tem debatido sobre as perspectivas e os caminhos que podem guiar a educação de forma a dialogar com as novas gerações e as demandas do século XXI. Diante de tantos contrastes, diversidades e necessidades tão abrangentes e tão ímpares ao mesmo tempo, muitas indagações e dúvidas sobre o direcionamento da educação são colocadas em pauta, impulsionando olhares e reflexões sobre todo o percurso educativo e, principalmente, acerca do pensar e do fazer pedagógico. Em meio às mais variadas propostas, permeadas de soluções por vezes milagrosas, uma coisa é certa e palpável: metodologias mais ativas, que levam em conta o desenvolvimento de habilidades e competências, o fortalecimento do protagonismo e da autonomia, a contextualização dos saberes e o fomento à curiosidade têm se mostrado extremamente eficientes no encaminhamento de práticas significativas que ampliam e fortalecem o conhecimento. A metodologia é a sistematização do percurso de aprendizagem, por meio da qual se estabelece como serão encaminhadas as ações para potencializar o processo de construção do conhecimento. E é a partir dela que os docentes, sujeitos à frente do processo educativo, contribuem para que os objetivos da educação sejam alcançados. Diante disso e com o intuito de contribuir com a formação desses profissionais, o presente trabalho traz, além de reflexões importantes de estudiosos da educação acerca das pluralidades metodológicas, instrumentos e recursos que podem ser facilmente inseridos no dia a dia da escola e da práxis pedagógica. Por meio de ferramentas práticas e dinâmicas, já utilizadas, ressignificadas e elaboradas a partir da vivência educativa do Método Premere, projetado e desenvolvido dentro do Colégio Premere, o objetivo é trocar experiências e munir os docentes com um arcabouço de possibilidades que contribuam para a educação no próximo decênio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2444_TB1213_27102024213730.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA CRISTINA GOMES DE MELO VIOL"
    "autor_nome_curto" => "Giovanna Viol"
    "autor_email" => "giovanna@grupopremere.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Muito se tem debatido sobre as perspectivas e os caminhos que podem guiar a educação de forma a dialogar com as novas gerações e as demandas do século XXI. Diante de tantos contrastes, diversidades e necessidades tão abrangentes e tão ímpares ao mesmo tempo, muitas indagações e dúvidas sobre o direcionamento da educação são colocadas em pauta, impulsionando olhares e reflexões sobre todo o percurso educativo e, principalmente, acerca do pensar e do fazer pedagógico. Em meio às mais variadas propostas, permeadas de soluções por vezes milagrosas, uma coisa é certa e palpável: metodologias mais ativas, que levam em conta o desenvolvimento de habilidades e competências, o fortalecimento do protagonismo e da autonomia, a contextualização dos saberes e o fomento à curiosidade têm se mostrado extremamente eficientes no encaminhamento de práticas significativas que ampliam e fortalecem o conhecimento. A metodologia é a sistematização do percurso de aprendizagem, por meio da qual se estabelece como serão encaminhadas as ações para potencializar o processo de construção do conhecimento. E é a partir dela que os docentes, sujeitos à frente do processo educativo, contribuem para que os objetivos da educação sejam alcançados. Diante disso e com o intuito de contribuir com a formação desses profissionais, o presente trabalho traz, além de reflexões importantes de estudiosos da educação acerca das pluralidades metodológicas, instrumentos e recursos que podem ser facilmente inseridos no dia a dia da escola e da práxis pedagógica. Por meio de ferramentas práticas e dinâmicas, já utilizadas, ressignificadas e elaboradas a partir da vivência educativa do Método Premere, projetado e desenvolvido dentro do Colégio Premere, o objetivo é trocar experiências e munir os docentes com um arcabouço de possibilidades que contribuam para a educação no próximo decênio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.