OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, CONSTRUINDO SABERES EM COLABORAÇÃO: EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO IFRN CAMPUS NATAL - CENTRAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113386 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6440 "inscrito_id" => 16975 "titulo" => "OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, CONSTRUINDO SABERES EM COLABORAÇÃO: EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO IFRN CAMPUS NATAL - CENTRAL" "resumo" => "A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma competição educacional que, há 8 edições, incentiva o estudo da geografia entre estudantes de todo o Brasil, promovendo um aprendizado atrativo e dinâmico. Organizada por professores da UNICAMP-SP e UNIFAL-MG, a OBG incentiva o aprendizado com uma competição saudável e colaborativa entre alunos e professores, em um processo de mediação pedagógica essencial na transmissão do conhecimento, conforme defendido por Vygotsky, em sua teoria sócio-histórica. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência da monitoria de uma equipe do IFRN Campus Natal Central, que participou da 8ª edição da olimpíada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa destaca a importância da formação de professores e o desenvolvimento de competências dos alunos. Com uma abordagem qualitativa, o trabalho foca nas interações e experiências vivenciadas durante a preparação e participação na competição. Desta forma, optou-se por uma pesquisa bibliográfica e explicativa, permitindo investigar a experiência da atividade de monitoria. Os resultados revelam avanços significativos no conhecimento geográfico, com a aprendizagem ativa proporcionando habilidades analíticas e raciocínio crítico tanto para monitores, quanto para a equipe participante. Enquanto professor em formação, a monitoria derivada de uma ação do subprojeto do PIBID Geografia do campus aprimorou práticas pedagógicas à medida que desafios como o tempo eram superados. A monitoria contribuiu para aprimorar práticas pedagógicas e promover a autonomia da equipe "Flores do Deserto", cujo foco colaborativo resultou na conquista de uma medalha de ouro, refletindo o sucesso da experiência individual e coletiva. A participação na OBG reforça a importância do desenvolvimento contínuo de monitores e alunos, gerando progresso educacional e reconhecimento. Assim, a atuação na OBG consolida a importância do trabalho colaborativo e do desenvolvimento contínuo de monitores e alunos, resultando em significativo progresso educacional e reconhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16975_TB6440_27102024140251.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL KLEBSON DA SILVA DIAS" "autor_nome_curto" => "GABRIEL DIAS" "autor_email" => "dias.g@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113386 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6440 "inscrito_id" => 16975 "titulo" => "OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, CONSTRUINDO SABERES EM COLABORAÇÃO: EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO IFRN CAMPUS NATAL - CENTRAL" "resumo" => "A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma competição educacional que, há 8 edições, incentiva o estudo da geografia entre estudantes de todo o Brasil, promovendo um aprendizado atrativo e dinâmico. Organizada por professores da UNICAMP-SP e UNIFAL-MG, a OBG incentiva o aprendizado com uma competição saudável e colaborativa entre alunos e professores, em um processo de mediação pedagógica essencial na transmissão do conhecimento, conforme defendido por Vygotsky, em sua teoria sócio-histórica. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência da monitoria de uma equipe do IFRN Campus Natal Central, que participou da 8ª edição da olimpíada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa destaca a importância da formação de professores e o desenvolvimento de competências dos alunos. Com uma abordagem qualitativa, o trabalho foca nas interações e experiências vivenciadas durante a preparação e participação na competição. Desta forma, optou-se por uma pesquisa bibliográfica e explicativa, permitindo investigar a experiência da atividade de monitoria. Os resultados revelam avanços significativos no conhecimento geográfico, com a aprendizagem ativa proporcionando habilidades analíticas e raciocínio crítico tanto para monitores, quanto para a equipe participante. Enquanto professor em formação, a monitoria derivada de uma ação do subprojeto do PIBID Geografia do campus aprimorou práticas pedagógicas à medida que desafios como o tempo eram superados. A monitoria contribuiu para aprimorar práticas pedagógicas e promover a autonomia da equipe "Flores do Deserto", cujo foco colaborativo resultou na conquista de uma medalha de ouro, refletindo o sucesso da experiência individual e coletiva. A participação na OBG reforça a importância do desenvolvimento contínuo de monitores e alunos, gerando progresso educacional e reconhecimento. Assim, a atuação na OBG consolida a importância do trabalho colaborativo e do desenvolvimento contínuo de monitores e alunos, resultando em significativo progresso educacional e reconhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16975_TB6440_27102024140251.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL KLEBSON DA SILVA DIAS" "autor_nome_curto" => "GABRIEL DIAS" "autor_email" => "dias.g@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }