A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma competição educacional que, há 8 edições, incentiva o estudo da geografia entre estudantes de todo o Brasil, promovendo um aprendizado atrativo e dinâmico. Organizada por professores da UNICAMP-SP e UNIFAL-MG, a OBG incentiva o aprendizado com uma competição saudável e colaborativa entre alunos e professores, em um processo de mediação pedagógica essencial na transmissão do conhecimento, conforme defendido por Vygotsky, em sua teoria sócio-histórica. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência da monitoria de uma equipe do IFRN Campus Natal Central, que participou da 8ª edição da olimpíada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa destaca a importância da formação de professores e o desenvolvimento de competências dos alunos. Com uma abordagem qualitativa, o trabalho foca nas interações e experiências vivenciadas durante a preparação e participação na competição. Desta forma, optou-se por uma pesquisa bibliográfica e explicativa, permitindo investigar a experiência da atividade de monitoria. Os resultados revelam avanços significativos no conhecimento geográfico, com a aprendizagem ativa proporcionando habilidades analíticas e raciocínio crítico tanto para monitores, quanto para a equipe participante. Enquanto professor em formação, a monitoria derivada de uma ação do subprojeto do PIBID Geografia do campus aprimorou práticas pedagógicas à medida que desafios como o tempo eram superados. A monitoria contribuiu para aprimorar práticas pedagógicas e promover a autonomia da equipe "Flores do Deserto", cujo foco colaborativo resultou na conquista de uma medalha de ouro, refletindo o sucesso da experiência individual e coletiva. A participação na OBG reforça a importância do desenvolvimento contínuo de monitores e alunos, gerando progresso educacional e reconhecimento. Assim, a atuação na OBG consolida a importância do trabalho colaborativo e do desenvolvimento contínuo de monitores e alunos, resultando em significativo progresso educacional e reconhecimento.