Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS MARCADORES DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE AS NARRATIVAS DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE QUIXERÉ-CE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109212
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 497
    "inscrito_id" => 2309
    "titulo" => "OS MARCADORES DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE AS NARRATIVAS DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE QUIXERÉ-CE"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo geral examinar a visão das crianças da educação infantil sobre as relações de gênero na escola. Para atingir tal objetivo, essa pesquisa terá como metodologia a pesquisa bibliográfica baseada nos trabalhos de Sirota (2001), Sarmento (2008) e Alanen (2001), autores que destacam que a sociedade é dividida por gênero, e essa divisão ocorre desde a infância, ressaltando a escola como um ambiente onde esses papéis são construídos e reforçados a cada nova geração. Com relação à compreensão da perspectiva das crianças da educação infantil sobre as relações de gênero na escola, conduzimos uma pesquisa de campo empregando entrevistas semiestruturadas como método de coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com estudantes de ambos os sexos, matriculados na educação infantil de uma escola pública em Quixeré, no estado do Ceará. A idade dos participantes variou entre 4 e 5 anos. Em conclusão, notamos que de fato há uma distinção e desigualdade de gênero presentes na escola, e as crianças têm percepção disso. É importante ressaltar que esse fenômeno não se restringe apenas à educação infantil, mas está presente em todas as salas de aula. Por conseguinte, ressaltamos a necessidade de desconstruir e promover novas pesquisas que tratem desse tema e contribuam para desmantelar a cultura opressora em relação ao gênero feminino tanto na escola quanto em todos os demais espaços."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2309_TB497_19032024155410.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCIENE ARAUJO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Jociene Araújo"
    "autor_email" => "jocienelimar@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109212
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 497
    "inscrito_id" => 2309
    "titulo" => "OS MARCADORES DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE AS NARRATIVAS DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE QUIXERÉ-CE"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo geral examinar a visão das crianças da educação infantil sobre as relações de gênero na escola. Para atingir tal objetivo, essa pesquisa terá como metodologia a pesquisa bibliográfica baseada nos trabalhos de Sirota (2001), Sarmento (2008) e Alanen (2001), autores que destacam que a sociedade é dividida por gênero, e essa divisão ocorre desde a infância, ressaltando a escola como um ambiente onde esses papéis são construídos e reforçados a cada nova geração. Com relação à compreensão da perspectiva das crianças da educação infantil sobre as relações de gênero na escola, conduzimos uma pesquisa de campo empregando entrevistas semiestruturadas como método de coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com estudantes de ambos os sexos, matriculados na educação infantil de uma escola pública em Quixeré, no estado do Ceará. A idade dos participantes variou entre 4 e 5 anos. Em conclusão, notamos que de fato há uma distinção e desigualdade de gênero presentes na escola, e as crianças têm percepção disso. É importante ressaltar que esse fenômeno não se restringe apenas à educação infantil, mas está presente em todas as salas de aula. Por conseguinte, ressaltamos a necessidade de desconstruir e promover novas pesquisas que tratem desse tema e contribuam para desmantelar a cultura opressora em relação ao gênero feminino tanto na escola quanto em todos os demais espaços."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2309_TB497_19032024155410.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCIENE ARAUJO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Jociene Araújo"
    "autor_email" => "jocienelimar@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral examinar a visão das crianças da educação infantil sobre as relações de gênero na escola. Para atingir tal objetivo, essa pesquisa terá como metodologia a pesquisa bibliográfica baseada nos trabalhos de Sirota (2001), Sarmento (2008) e Alanen (2001), autores que destacam que a sociedade é dividida por gênero, e essa divisão ocorre desde a infância, ressaltando a escola como um ambiente onde esses papéis são construídos e reforçados a cada nova geração. Com relação à compreensão da perspectiva das crianças da educação infantil sobre as relações de gênero na escola, conduzimos uma pesquisa de campo empregando entrevistas semiestruturadas como método de coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com estudantes de ambos os sexos, matriculados na educação infantil de uma escola pública em Quixeré, no estado do Ceará. A idade dos participantes variou entre 4 e 5 anos. Em conclusão, notamos que de fato há uma distinção e desigualdade de gênero presentes na escola, e as crianças têm percepção disso. É importante ressaltar que esse fenômeno não se restringe apenas à educação infantil, mas está presente em todas as salas de aula. Por conseguinte, ressaltamos a necessidade de desconstruir e promover novas pesquisas que tratem desse tema e contribuam para desmantelar a cultura opressora em relação ao gênero feminino tanto na escola quanto em todos os demais espaços.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.