Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGO DA PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTEXTO E SABERES DA COMUNIDADE DE PESCADORES DE GOVERNADOR CELSO RAMOS-SANTA CATARINA-BRASIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111505
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3714
    "inscrito_id" => 10792
    "titulo" => "DIÁLOGO DA PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTEXTO E SABERES DA COMUNIDADE DE PESCADORES DE GOVERNADOR CELSO RAMOS-SANTA CATARINA-BRASIL"
    "resumo" => "Este artigo é síntese do resultado de uma investigação sobre a prática educativa no ensino de Geografia do 5º ano e seu diálogo com o espaço sócio-histórico em comunidades de pescadores artesanais, em escola pública do município de Governador Celso Ramos-Santa Catarina, Brasil. Tem como objetivo compreender como a prática educativa no ensino de Geografia pode contemplar a diversidade do espaço sócio–histórico da comunidade dos pescadores artesanais na perspectiva da interculturalidade crítica. Propõe o diálogo e a valorização da produção cultural de seus sujeitos para promover a construção de conhecimentos. Trata-se, portanto, de uma pesquisa, de caráter etnográfico, com abordagem qualitativa e fundamentada nos princípios da Geografia crítica, a qual pressupõe tratar o indivíduo a partir da coletividade em que ele se formou como pessoa. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi adotado o estudo de campo e bibliográfico, com o auxílio de entrevistas dos professores, dos pescadores, bem como de seus familiares. A partir das referências sobre interculturalidade, diálogo e Geografia crítica, da proposta pedagógica e do estudo de campo, analisa os conhecimentos apresentados na apostila didática e os desenvolvidos na prática educativa. Nessa perspectiva constatou-se: por parte dos professores da escola, o interesse em desenvolver atividades pedagógicas que aproximem a prática educativa do seu contexto; e, por parte da comunidade, a necessidade de valorização dos saberes desta. O estudo apresenta possibilidades de valorização do diálogo da prática educativa no ensino de Geografia com o contexto sociocultural dos pescadores artesanais e inserção deste, na proposta educativa da escola, a fim de promover a aprendizagem significativa. Além disso, oferece a reconstrução do Plano Pedagógico da escola, aproveitando ao máximo, o espaço sócio-histórico local para se chegar a outras culturas, na intenção de contribuir com a transformação de pessoas e da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10792_TB3714_13052024144958.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÂNIA TEREZINHA INÁCIO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Tânia Terezinha"
    "autor_email" => "taniaandrade@sed.sc.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111505
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3714
    "inscrito_id" => 10792
    "titulo" => "DIÁLOGO DA PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTEXTO E SABERES DA COMUNIDADE DE PESCADORES DE GOVERNADOR CELSO RAMOS-SANTA CATARINA-BRASIL"
    "resumo" => "Este artigo é síntese do resultado de uma investigação sobre a prática educativa no ensino de Geografia do 5º ano e seu diálogo com o espaço sócio-histórico em comunidades de pescadores artesanais, em escola pública do município de Governador Celso Ramos-Santa Catarina, Brasil. Tem como objetivo compreender como a prática educativa no ensino de Geografia pode contemplar a diversidade do espaço sócio–histórico da comunidade dos pescadores artesanais na perspectiva da interculturalidade crítica. Propõe o diálogo e a valorização da produção cultural de seus sujeitos para promover a construção de conhecimentos. Trata-se, portanto, de uma pesquisa, de caráter etnográfico, com abordagem qualitativa e fundamentada nos princípios da Geografia crítica, a qual pressupõe tratar o indivíduo a partir da coletividade em que ele se formou como pessoa. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi adotado o estudo de campo e bibliográfico, com o auxílio de entrevistas dos professores, dos pescadores, bem como de seus familiares. A partir das referências sobre interculturalidade, diálogo e Geografia crítica, da proposta pedagógica e do estudo de campo, analisa os conhecimentos apresentados na apostila didática e os desenvolvidos na prática educativa. Nessa perspectiva constatou-se: por parte dos professores da escola, o interesse em desenvolver atividades pedagógicas que aproximem a prática educativa do seu contexto; e, por parte da comunidade, a necessidade de valorização dos saberes desta. O estudo apresenta possibilidades de valorização do diálogo da prática educativa no ensino de Geografia com o contexto sociocultural dos pescadores artesanais e inserção deste, na proposta educativa da escola, a fim de promover a aprendizagem significativa. Além disso, oferece a reconstrução do Plano Pedagógico da escola, aproveitando ao máximo, o espaço sócio-histórico local para se chegar a outras culturas, na intenção de contribuir com a transformação de pessoas e da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10792_TB3714_13052024144958.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÂNIA TEREZINHA INÁCIO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Tânia Terezinha"
    "autor_email" => "taniaandrade@sed.sc.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo é síntese do resultado de uma investigação sobre a prática educativa no ensino de Geografia do 5º ano e seu diálogo com o espaço sócio-histórico em comunidades de pescadores artesanais, em escola pública do município de Governador Celso Ramos-Santa Catarina, Brasil. Tem como objetivo compreender como a prática educativa no ensino de Geografia pode contemplar a diversidade do espaço sócio–histórico da comunidade dos pescadores artesanais na perspectiva da interculturalidade crítica. Propõe o diálogo e a valorização da produção cultural de seus sujeitos para promover a construção de conhecimentos. Trata-se, portanto, de uma pesquisa, de caráter etnográfico, com abordagem qualitativa e fundamentada nos princípios da Geografia crítica, a qual pressupõe tratar o indivíduo a partir da coletividade em que ele se formou como pessoa. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi adotado o estudo de campo e bibliográfico, com o auxílio de entrevistas dos professores, dos pescadores, bem como de seus familiares. A partir das referências sobre interculturalidade, diálogo e Geografia crítica, da proposta pedagógica e do estudo de campo, analisa os conhecimentos apresentados na apostila didática e os desenvolvidos na prática educativa. Nessa perspectiva constatou-se: por parte dos professores da escola, o interesse em desenvolver atividades pedagógicas que aproximem a prática educativa do seu contexto; e, por parte da comunidade, a necessidade de valorização dos saberes desta. O estudo apresenta possibilidades de valorização do diálogo da prática educativa no ensino de Geografia com o contexto sociocultural dos pescadores artesanais e inserção deste, na proposta educativa da escola, a fim de promover a aprendizagem significativa. Além disso, oferece a reconstrução do Plano Pedagógico da escola, aproveitando ao máximo, o espaço sócio-histórico local para se chegar a outras culturas, na intenção de contribuir com a transformação de pessoas e da sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.