A Genética é uma área do conhecimento que possui uma relação direta com o cotidiano em virtude da massiva divulgação dos seus conceitos nos meios de comunicação, no entanto, não é compreendida, em virtude de seus termos de difícil assimilação, práticas pedagógicas tradicionais e pelo abstrato ao aluno, influenciando na falta de empenho para aprender. A prática da extração do DNA da banana desenvolve nos alunos a compreensão da importância da química e da biologia, ressaltando o papel crucial da ciência e da tecnologia na sociedade. O objetivo deste trabalho é extrair o DNA das células da banana, para visualização do material genético a olho nu. Os materiais necessários são: bananas maduras, sacos plásticos, colheres de sopa e de chá, sal de cozinha, detergente, álcool 98%, coadores de café, e protocolos do procedimento. Após o processo ser feito, em cerca de três minutos, o DNA precipita na interfase e pode ser visualizado. Os resultados mostraram que a atividade experimental possibilitou uma compreensão prática dos conceitos teóricos de genética. Na primeira etapa, houve a destruição da parede celular da célula, aumentando a superfície de contato com os reagentes, e quando entrou em contato com o detergente, a membrana da célula da célula foi dissolvida, além de desintegrar os núcleos e cromossomos das células vegetais, na segunda, com a adição do sal de cozinha, proporcionou um ambiente favorável, pois libera cargas positivas que neutralizam a carga negativa do DNA, a terceira etapa, onde o álcool gelado, tornou a solução heterogênea em um ambiente salino, fazendo com que as moléculas de DNA juntem-se formando uma massa filamentosa esbranquiçada. Diante do exposto, a aula prática demonstrou que o ensino experimental de biologia é essencial para engajar os alunos e contribui significativamente para uma exposição diferenciada e complementar dos assuntos de Genética.