É de extrema importância que a instituição escolar constitua um espaço democrático e inclusivo, elevando a educação na perspectiva de um direito que proporciona aos educandos autonomia e possibilidades de melhorias em sua constituição social. Desta forma, o presente estudo visa abordar questões relativas às atribuições da coordenação pedagógica, e sua atuação na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). A pesquisa é bibliográfica e apresenta, de forma resumida, os enfoques e resultados de alguns estudos que fazem reflexões sobre algumas teorias, dificuldades e perspectivas destas atribuições. As atividades desenvolvidas pelo corpo pedagógico proporcionam aos discentes conhecimentos políticos, sociais e econômicos. No entanto, é necessário que as instituições forneçam aos coordenadores formação e meios continuados. Diante do exposto, busca-se destacar o perfil dos estudantes desta modalidade de ensino e a importância do/a coordenador/a pedagógico desenvolver suas atribuições com respaldo formativo, levando em consideração os aspectos políticos, sociais e culturais dos/as estudantes. Além do embasamento regimental para realização de efetivas intervenções e mediações. Diante dessas questões, analisar, pensar e refletir sobre a relevância da atuação do coordenador na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), proporcionando aos estudantes menos favorecidos uma educação emancipadora e transformadora, permitindo a formação de uma sociedade com mais acesso às instituições educacionais que garantam o acesso e a efetivação de forma justa e humana.