A formação docente abarca um conjunto de saberes pedagógicos necessários para a validação do processo de ensino e aprendizagem. Este associa-se a fatores presentes na motivação, cuja complexidade envolve fatores internos e externos, e pode ser influenciada por diversos elementos, essencialmente, pela subjetividade deste processo multifacetado. Esta pesquisa teve o intuito de discutir sobre os desafios enfrentados para propor um ensino motivador na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) em uma rede de ensino municipal na Paraíba apresentando encaminhamentos sobre o enfrentamento das dificuldades elencadas por professores e estudantes. Para a consecução deste objetivo, a metodologia utilizada foi um estudo qualitativo, constituído por descrição, do tipo relato de experiência, desenvolvido em uma rede de ensino do Estado da Paraíba por meio de uma entrevista com uma coordenadora escolar, cinco estudantes e cinco professores da EJAI. Os resultados preliminares apontam que a motivação dos estudantes para permanecer na sala de aula exige a compreensão do objetivo para concluir os estudos. É importante que professores deste segmento conheçam a orientação motivacional de seus alunos e a relação que essa orientação tem com o desempenho acadêmico. Ao mesmo tempo, é um desafio para a maioria dos educadores que seus alunos se sintam motivados a aprender de forma comprometida com as tarefas e interessados na aprendizagem, a fim de obter resultados positivos em seu desempenho escolar. Apontar os desafios enfrentados pelos professores na EJAI denuncia a necessidade de aperfeiçoamento na formação, bem como, contribui com a constituição da identidade profissional necessária para o espaço formal da sala de aula.