Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLEMENTAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO EDUCA MAIS DAYSE GALVÃO EM SÃO LUÍS, MARANHÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113362 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6409 "inscrito_id" => 15474 "titulo" => "IMPLEMENTAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO EDUCA MAIS DAYSE GALVÃO EM SÃO LUÍS, MARANHÃO" "resumo" => "O projeto foca na aplicação de oficinas de robótica no Centro Educa Mais Dayse Galvão, uma escola pública de ensino integral em tempo integral em São Luís, Maranhão. Estudos destacam que a robótica promove o desenvolvimento integral dos estudantes, estimulando criatividade, autonomia e interdisciplinaridade. A BNCC/FGB, atualizada para atender às demandas tecnológicas e críticas do século XXI, enfatiza competências como curiosidade intelectual, uso de diversas linguagens e tecnologias, e valorização da diversidade cultural. O projeto piloto introduziu a linguagem de programação básica (bloco e C++) através do Clube de Protagonismo, com 20 estudantes do ensino médio, utilizando kits de Arduino. Durante um mês, os alunos aprenderam sobre LEDs, botões, sensores LDR, buzzers, sensores ultrassônicos e servos motores, culminando em projetos apresentados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Questionários aplicados mostraram que, apesar do conhecimento inicial limitado sobre robótica, a maioria dos estudantes já tinha alguma experiência e considerou positiva a inclusão da robótica na grade curricular. Os resultados do estudo indicaram melhorias na concentração, trabalho em grupo e aplicação prática de conceitos teóricos. A robótica educacional se mostrou viável e benéfica para o desenvolvimento de habilidades do século XXI, apesar da necessidade de políticas públicas para capacitação docente. Destacamos que todos os envolvidos, estudantes, professores e participantes, deram ciência na participação do estudo, através de questionário aplicado e submetido ao Conselho de Ética .Conclui-se que a robótica não só prepara os estudantes para o mercado de trabalho emergente, mas também promove uma educação inovadora, conforme exigido pelas recentes mudanças no currículo do Novo Ensino Médio.O projeto foca na aplicação de oficinas de robótica no Centro Educa Mais Dayse Galvão, uma escola pública de ensino integral em tempo integral em São Luís, Mara" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15474_TB6409_06062024102702.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO GOMES ALVES" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "gomes.thiago1989@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113362 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6409 "inscrito_id" => 15474 "titulo" => "IMPLEMENTAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO EDUCA MAIS DAYSE GALVÃO EM SÃO LUÍS, MARANHÃO" "resumo" => "O projeto foca na aplicação de oficinas de robótica no Centro Educa Mais Dayse Galvão, uma escola pública de ensino integral em tempo integral em São Luís, Maranhão. Estudos destacam que a robótica promove o desenvolvimento integral dos estudantes, estimulando criatividade, autonomia e interdisciplinaridade. A BNCC/FGB, atualizada para atender às demandas tecnológicas e críticas do século XXI, enfatiza competências como curiosidade intelectual, uso de diversas linguagens e tecnologias, e valorização da diversidade cultural. O projeto piloto introduziu a linguagem de programação básica (bloco e C++) através do Clube de Protagonismo, com 20 estudantes do ensino médio, utilizando kits de Arduino. Durante um mês, os alunos aprenderam sobre LEDs, botões, sensores LDR, buzzers, sensores ultrassônicos e servos motores, culminando em projetos apresentados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Questionários aplicados mostraram que, apesar do conhecimento inicial limitado sobre robótica, a maioria dos estudantes já tinha alguma experiência e considerou positiva a inclusão da robótica na grade curricular. Os resultados do estudo indicaram melhorias na concentração, trabalho em grupo e aplicação prática de conceitos teóricos. A robótica educacional se mostrou viável e benéfica para o desenvolvimento de habilidades do século XXI, apesar da necessidade de políticas públicas para capacitação docente. Destacamos que todos os envolvidos, estudantes, professores e participantes, deram ciência na participação do estudo, através de questionário aplicado e submetido ao Conselho de Ética .Conclui-se que a robótica não só prepara os estudantes para o mercado de trabalho emergente, mas também promove uma educação inovadora, conforme exigido pelas recentes mudanças no currículo do Novo Ensino Médio.O projeto foca na aplicação de oficinas de robótica no Centro Educa Mais Dayse Galvão, uma escola pública de ensino integral em tempo integral em São Luís, Mara" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15474_TB6409_06062024102702.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO GOMES ALVES" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "gomes.thiago1989@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O projeto foca na aplicação de oficinas de robótica no Centro Educa Mais Dayse Galvão, uma escola pública de ensino integral em tempo integral em São Luís, Maranhão. Estudos destacam que a robótica promove o desenvolvimento integral dos estudantes, estimulando criatividade, autonomia e interdisciplinaridade. A BNCC/FGB, atualizada para atender às demandas tecnológicas e críticas do século XXI, enfatiza competências como curiosidade intelectual, uso de diversas linguagens e tecnologias, e valorização da diversidade cultural. O projeto piloto introduziu a linguagem de programação básica (bloco e C++) através do Clube de Protagonismo, com 20 estudantes do ensino médio, utilizando kits de Arduino. Durante um mês, os alunos aprenderam sobre LEDs, botões, sensores LDR, buzzers, sensores ultrassônicos e servos motores, culminando em projetos apresentados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Questionários aplicados mostraram que, apesar do conhecimento inicial limitado sobre robótica, a maioria dos estudantes já tinha alguma experiência e considerou positiva a inclusão da robótica na grade curricular. Os resultados do estudo indicaram melhorias na concentração, trabalho em grupo e aplicação prática de conceitos teóricos. A robótica educacional se mostrou viável e benéfica para o desenvolvimento de habilidades do século XXI, apesar da necessidade de políticas públicas para capacitação docente. Destacamos que todos os envolvidos, estudantes, professores e participantes, deram ciência na participação do estudo, através de questionário aplicado e submetido ao Conselho de Ética .Conclui-se que a robótica não só prepara os estudantes para o mercado de trabalho emergente, mas também promove uma educação inovadora, conforme exigido pelas recentes mudanças no currículo do Novo Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.