A ARMADILHA DO CORRETOR ORTOGRÁFICO:COMO A DEPENDÊNCIA PODE PREJUDICAR A ESCRITA FORMAL EM PORTUGUÊS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113349 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6394 "inscrito_id" => 8371 "titulo" => "A ARMADILHA DO CORRETOR ORTOGRÁFICO:COMO A DEPENDÊNCIA PODE PREJUDICAR A ESCRITA FORMAL EM PORTUGUÊS" "resumo" => "Segundo Bezerra (2020), a utilização do corretor ortográfico pode criar uma falsa sensação de segurança, levando o usuário a se tornar dependente da ferramenta e não desenvolver suas habilidades de escrita. Por outro lado, o corretor pode ser útil para corrigir erros simples de ortografia e economizar tempo na revisão de textos. No entanto, o corretor ortográfico não consegue identificar questões mais complexas, como problemas de coesão, concordância verbal e escolha de palavras. No contexto do WhatsApp e de outras plataformas de mensagens instantâneas, o corretor ortográfico pode facilitar a comunicação, prevenindo erros de ortografia comuns devido à velocidade de digitação. Ademais, o uso do corretor também pode auxiliar na melhoria da gramática, sugerindo correções de concordância verbal e nominal, melhorando assim a qualidade da escrita. No entanto, o uso excessivo do corretor pode prejudicar o desenvolvimento da habilidade de escrever corretamente, uma vez que o usuário pode acabar dependendo da tecnologia para corrigir seus erros, sem desenvolver a capacidade de identificá-los e corrigi-los por conta própria. Segundo Mendes e Silva (2019), o uso excessivo do corretor ortográfico pode prejudicar o desenvolvimento da habilidade de escrever de forma correta. Assim, recomenda-se que os usuários do corretor ortográfico sejam críticos e reflexivos ao usar a ferramenta, sempre verificando e corrigindo seus textos manualmente, além de buscar aprimorar suas habilidades de escrita e compreensão da língua portuguesa. Por fim, espera-se que este artigo tenha fornecido uma visão aprofundada sobre as armadilhas do corretor ortográfico na escrita formal em português e que tenha ajudado os leitores a compreenderem como usar essa ferramenta de forma eficiente e consciente para aprimorar sua escrita." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8371_TB6394_05062024202732.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY ANE ALVES DE JESUS SILVA" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "kelly.silva@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113349 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6394 "inscrito_id" => 8371 "titulo" => "A ARMADILHA DO CORRETOR ORTOGRÁFICO:COMO A DEPENDÊNCIA PODE PREJUDICAR A ESCRITA FORMAL EM PORTUGUÊS" "resumo" => "Segundo Bezerra (2020), a utilização do corretor ortográfico pode criar uma falsa sensação de segurança, levando o usuário a se tornar dependente da ferramenta e não desenvolver suas habilidades de escrita. Por outro lado, o corretor pode ser útil para corrigir erros simples de ortografia e economizar tempo na revisão de textos. No entanto, o corretor ortográfico não consegue identificar questões mais complexas, como problemas de coesão, concordância verbal e escolha de palavras. No contexto do WhatsApp e de outras plataformas de mensagens instantâneas, o corretor ortográfico pode facilitar a comunicação, prevenindo erros de ortografia comuns devido à velocidade de digitação. Ademais, o uso do corretor também pode auxiliar na melhoria da gramática, sugerindo correções de concordância verbal e nominal, melhorando assim a qualidade da escrita. No entanto, o uso excessivo do corretor pode prejudicar o desenvolvimento da habilidade de escrever corretamente, uma vez que o usuário pode acabar dependendo da tecnologia para corrigir seus erros, sem desenvolver a capacidade de identificá-los e corrigi-los por conta própria. Segundo Mendes e Silva (2019), o uso excessivo do corretor ortográfico pode prejudicar o desenvolvimento da habilidade de escrever de forma correta. Assim, recomenda-se que os usuários do corretor ortográfico sejam críticos e reflexivos ao usar a ferramenta, sempre verificando e corrigindo seus textos manualmente, além de buscar aprimorar suas habilidades de escrita e compreensão da língua portuguesa. Por fim, espera-se que este artigo tenha fornecido uma visão aprofundada sobre as armadilhas do corretor ortográfico na escrita formal em português e que tenha ajudado os leitores a compreenderem como usar essa ferramenta de forma eficiente e consciente para aprimorar sua escrita." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8371_TB6394_05062024202732.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY ANE ALVES DE JESUS SILVA" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "kelly.silva@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }