A TRAJETÓRIA DO GRUPO EMFOCO E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109777 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1272 "inscrito_id" => 7278 "titulo" => "A TRAJETÓRIA DO GRUPO EMFOCO E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte da dissertação intitulada “Contribuições do grupo EMFoco para a Educação Matemática na contemporaneidade: revisitando memórias e a trajetória”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Ela teve como questão de pesquisa: Que contribuições a participação em um grupo de estudo e pesquisa voltado para a reflexão crítica da prática docente, pode trazer para a formação de novos grupos de estudos centrados em professores da Educação Básica? E como objetivo geral buscou-se investigar as características de um Grupo de Estudos e Pesquisas (Grupo EMFoco), que envolve Professores da Educação Básica, que possam contribuir para a formação de outros grupos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, adotando a autonarrativa como instrumento de pesquisa. Para a construção da autonarrativa fez-se uso de fontes documentais. A revisão bibliográfica buscou textos que tivessem em comum a Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional, e os grupos de estudos, colaborativos ou não. O entrelaçamento entre os estudos teóricos, que nortearam nossa pesquisa, e a narrativa descrita sobre o Grupo EMFoco evidenciaram características importantes do trabalho colaborativo, como a voluntariedade dos seus participantes, as diferentes identidades e formas de participação, a liderança compartilhada, o apoio e respeito mútuos, exercidos nas diversas apresentações, rodas de conversas e em todo o desenvolvimento das suas atividades. Além das características citadas, e não menos importantes, o diálogo franco e aberto, que é a base da negociação de toda a dinâmica de funcionamento do grupo, e por fim, a confiança entre os pares. Identificamos, durante nossa revisão bibliográfica, que algumas características do Grupo EMFoco não são abordadas na literatura, como o autofinanciamento, a falta de vínculo com outras instituições e não possuir linhas definidas de investigação, sendo estas, determinadas pelas necessidades ou escolha dos sócios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7278_TB1272_29022024214239.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ WALBER DE SOUZA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ WALBER" "autor_email" => "walbersf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109777 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1272 "inscrito_id" => 7278 "titulo" => "A TRAJETÓRIA DO GRUPO EMFOCO E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte da dissertação intitulada “Contribuições do grupo EMFoco para a Educação Matemática na contemporaneidade: revisitando memórias e a trajetória”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Ela teve como questão de pesquisa: Que contribuições a participação em um grupo de estudo e pesquisa voltado para a reflexão crítica da prática docente, pode trazer para a formação de novos grupos de estudos centrados em professores da Educação Básica? E como objetivo geral buscou-se investigar as características de um Grupo de Estudos e Pesquisas (Grupo EMFoco), que envolve Professores da Educação Básica, que possam contribuir para a formação de outros grupos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, adotando a autonarrativa como instrumento de pesquisa. Para a construção da autonarrativa fez-se uso de fontes documentais. A revisão bibliográfica buscou textos que tivessem em comum a Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional, e os grupos de estudos, colaborativos ou não. O entrelaçamento entre os estudos teóricos, que nortearam nossa pesquisa, e a narrativa descrita sobre o Grupo EMFoco evidenciaram características importantes do trabalho colaborativo, como a voluntariedade dos seus participantes, as diferentes identidades e formas de participação, a liderança compartilhada, o apoio e respeito mútuos, exercidos nas diversas apresentações, rodas de conversas e em todo o desenvolvimento das suas atividades. Além das características citadas, e não menos importantes, o diálogo franco e aberto, que é a base da negociação de toda a dinâmica de funcionamento do grupo, e por fim, a confiança entre os pares. Identificamos, durante nossa revisão bibliográfica, que algumas características do Grupo EMFoco não são abordadas na literatura, como o autofinanciamento, a falta de vínculo com outras instituições e não possuir linhas definidas de investigação, sendo estas, determinadas pelas necessidades ou escolha dos sócios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7278_TB1272_29022024214239.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ WALBER DE SOUZA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ WALBER" "autor_email" => "walbersf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }