Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA CULTURA DIGITAL: VIDEOPOEMAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho descreve a experiência do Programa de Residência Pedagógica-PRP/Capes de Língua Portuguesa, do Curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa, modalidade Educação a Distância – EAD, da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia - UAEADTec. O objetivo principal foi investigar a aplicação do videopoema como gênero híbrido no ensino de literatura, avaliando impactos em práticas de letramentos literários dos estudantes do Ensino Médio. Neste contexto, foi aplicado o projeto “Videopoemas na Sala de Aula: Interfaces da Aprendizagem Baseada em Projetos na Formação de Leitores”. Utilizamos os videopoemas de poetas contemporâneos, tais como: Cida Pedrosa, Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Miró da Muribeca, Valdir Jordão e Fred Caju. No campo teórico, a investigação articulou abordagens de autores, como: Cosson (2021) para a construção da sequência didática básica, com vistas à aplicação de oficina literária com discentes do 2º ano do Ensino Médio; Bender (2014) para a implementação de metodologia ativa com foco na Aprendizagem Baseada em Projetos; Eliot (1991) para a contextualização da poesia como "comunicação de alguma nova experiência" e Aguiar (2008), no que diz respeito à definição de videopoema. A metodologia configurou-se como pesquisa-ação em escola pública da rede estadual de Pernambuco, Escola de Referência em Ensino Médio Padre Nércio Rodrigues, situada no bairro Linha do Tiro, em Recife, Pernambuco. Os resultados da pesquisa-ação apontam para maior envolvimento dos discentes com práticas de letramentos literários por meio de aprendizagem ativa com foco na leitura e produção de videopoemas. Os discentes tiveram a oportunidade de conhecer videopoemas como exemplos de gêneros emergentes que circulam na cultura digital e transformam o próprio conceito de literatura, configurando-se a noção de ciberliteratura (Santaella, 2012) como promissora para redimensionar processos de ensino e aprendizagem no campo artístico-literário.

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