RESUMO Sabendo da importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e da Arte como potencializadora da criatividade e, unindo essas duas linguagens tão singulares para a infância, uma escola municipal da cidade de Ourinhos -SP, que atende 400 crianças do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), conseguiu resgatar as brincadeiras infantis no contexto escolar. Desta forma esse estudo tem como objetivo relatar como foi desenvolvido com as crianças um projeto, onde o brincar foi mediado por imagens de obras de arte do artista plástico Ivan Cruz, que retrata em sua obra as brincadeiras de sua infância. As ações para a realização do projeto envolveram as crianças na escolha das imagens para o estudo, como também na leitura delas, contextualização e o fazer artístico de acordo com Abordagem Triangular Barbosa (1998, 2010 e 2014). A metodologia utilizada foi a observação participante com registros fotográficos durante toda a realização do projeto, que aconteceu no mês de agosto de 2023. Foi possível perceber que a participação das crianças na escolha das imagens garantiu o comprometimento com o projeto, já a leitura das imagens foi um momento de descobertas que despertou para capacidade crítica e estética, a contextualização se deu de forma diversificada que mobilizou vários conhecimentos através de pesquisas sobre o autor das obras, a história da origem das brincadeiras, a confecção dos brinquedos e a vivência do brincar, o fazer artístico foi materializado com desenhos, onde as crianças foram protagonistas da sua própria arte que expressavam as experiências vividas durante as brincadeiras. Com a realização do projeto a escola conseguiu ofertar para as crianças a oportunidade de resgatar as brincadeiras infantis para o ambiente escolar, proporcionando momentos de aprendizado significativo e prazeroso.