Nos anos iniciais do ensino fundamental, o processo de alfabetização utiliza diversos textos que circulam socialmente, promovendo a prática do letramento. Letramento e alfabetização devem andar juntos e, nesse caminho, a música pode ser uma grande aliada no ensino. A música, especialmente em formas tradicionais como as cirandas, é explorada pela sua capacidade de engajar emocionalmente e cognitivamente os alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficaz. As crianças têm muita facilidade em memorizar letras de músicas, expressando-as com simplicidade e espontaneidade, de maneira sincera, simples e natural. Assim, a presente análise da música como ferramenta no processo de alfabetização e letramento escolar, configura-se como uma pesquisa bibliográfica, objetivando discutir como a música pode facilitar o ensino e sua articulação ao processo de alfabetização e letramento no ensino fundamental. Para estabelecer tal discussão, dialogamos com Castela (2009); Kleiman (2005); Milmann (2016); Soares (2003) no processo de alfabetização e letramento. Em consonância à teoria musical de Brito (2003); Bréscia (2003); Penna (2012); Saraiva e Pereira (2010). Por fim, nota-se que a música pode contribuir significativamente para a alfabetização e o letramento, facilitando o desenvolvimento das atividades propostas pelo professor, tornando as aulas mais dinâmicas e ajudando na adaptação e socialização dos alunos em diversos contextos.