O presente resumo tem como propósito refletir sobre a realização de práticas dialógicas no desenvolvimento do protagonismo e do reconhecimento da alteridade de alunos do Ensino Médio, em contextos de escolarização. Por meio dos círculos de diálogos, de espaço de escuta e da interlocução com lideranças de grupos estudantis, a coordenação da etapa do EM, de um colégio judaico, localizado na cidade de Porto Alegre/RS, compôs a participação dos jovens em situações de rotinas para tomada de decisão conjunta, no que se refere ao exercício de um valor judaico fundamental intitulado “Tikun Olam” – que significa o aprimoramento do mundo. As experiências juvenis são analisadas por meio da inspiração em referenciais vinculados a sociologia dos adolescentes, como Barrère (2021) e Bauman (2016). Como premissa curricular na etapa do EM, estão o desenvolvimento de habilidades políticas e socioemocionais relacionadas às demandas e problemáticas do século XXI. Entre as ações que visam desenvolver as lideranças juvenis, estão as reuniões com foco intencional no potencial de desenvolvimento crítico, argumentativo, político e analítico. Os planejamentos docentes, nas quatro área do conhecimento, também compões habilidades que visam demarcar as intencionalidades para que as experiências de aprendizagem integrais sejam desenvolvidas. Neste sentido, acreditamos que estas ações visam tornar os seres humanos, ainda em período da adolescência e juventude, hábeis e potencialmente fortalecidos para a construção de projetos de vida plurais, durante, e após o Ensino Médio.