Sendo a História Oficial consagrada por interpretar os fatos com o auxílio exclusivo da documentação escrita e oficial, a História Oral vem como uma alternativa por se apresentar como forma de captação de experiências de pessoas dispostas a falar sobre aspectos de sua vivência, mantendo um compromisso com o contexto social. Atualmente muitos estudos que procuram entender os processos de formação inicial e continuada de professores têm motivado investimentos em teorização na metodologia de História Oral. Os procedimentos de entrevistas em História Oral, transcorrem do oral para o escrito e envolvem: gravação, transcrição, textualização, e consentimento ao direito autoral. A escolha do tema desse texto está diretamente ligada a utilização da metodologia de História Oral em minha pesquisa que versa sobre as contribuições de um Espaço Não Formal para a formação inicial de professores de Física. Buscamos apresentar então a perspectiva de alguns autores sobre como a História Oral vem sendo pensada enquanto metodologia de pesquisa, ademais suas possibilidades, dificuldades e contribuições, minhas escolhas e reflexões. Acreditamos então que esse texto poderá servir de subsídio para pesquisadores que queiram se utilizar dessa metodologia por acreditarem ser importante revelar os personagens, suas vivencias, suas experiências, suas lutas e visões de mundo que apenas nos registros oficiais não seriam possíveis de serem percebidas.