Alfabetização Intercultural: Processo de aquisição da língua escrita pelas crianças indígenas Gavião-Ikolen e Zóro – Pangyjej”, e está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia – GPEA/UNIR, campus Ji-Paraná. Trata-se de um projeto de pesquisa que tem como objetivo investigar e analisar como ocorre o processo de apropriação da cultura escrita e a oralidade na escola indígena a partir das contribuições dos estudos da Psicogênese da língua escrita (FERREIRO; TEBEROSKY, 1991), bem como a aproximação deste estudo com os saberes da oralidade e interculturalidade (NEVES, 2009). O projeto está sendo desenvolvido em duas escolas indígenas, uma situada na Terra Indígena Igarapé Lourdes do povo Gavião, e outra localizada no espaço da Associação do Povo Indígena Zoró, situada na cidade de Ji-Paraná em Rondônia. A pesquisa segue os procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa (ANDRÉ, 2012), com os seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada com os docentes indígenas, análise documental dos cadernos escolares (MIGNOT, 2005), das atividades escolares, planejamento docente e material didático utilizado. A pertinência desse estudo consiste no fato de que seu resultado apontará evidencias sobre outras possibilidades de pensar propostas de alfabetização com os professores e professoras indígenas efetivamente diferenciadas que possibilitem experiências e atividades significativas de leitura e escrita com estreita relação entre as práticas sociais e culturais vivenciadas no cotidiano indígena.