CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA INDÍGENA: EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO ZORÓ E GAVIÃO DE RONDÔNIA E MATO GROSSO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113291 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6308 "inscrito_id" => 12305 "titulo" => "CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA INDÍGENA: EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO ZORÓ E GAVIÃO DE RONDÔNIA E MATO GROSSO" "resumo" => "Alfabetização Intercultural: Processo de aquisição da língua escrita pelas crianças indígenas Gavião-Ikolen e Zóro – Pangyjej”, e está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia – GPEA/UNIR, campus Ji-Paraná. Trata-se de um projeto de pesquisa que tem como objetivo investigar e analisar como ocorre o processo de apropriação da cultura escrita e a oralidade na escola indígena a partir das contribuições dos estudos da Psicogênese da língua escrita (FERREIRO; TEBEROSKY, 1991), bem como a aproximação deste estudo com os saberes da oralidade e interculturalidade (NEVES, 2009). O projeto está sendo desenvolvido em duas escolas indígenas, uma situada na Terra Indígena Igarapé Lourdes do povo Gavião, e outra localizada no espaço da Associação do Povo Indígena Zoró, situada na cidade de Ji-Paraná em Rondônia. A pesquisa segue os procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa (ANDRÉ, 2012), com os seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada com os docentes indígenas, análise documental dos cadernos escolares (MIGNOT, 2005), das atividades escolares, planejamento docente e material didático utilizado. A pertinência desse estudo consiste no fato de que seu resultado apontará evidencias sobre outras possibilidades de pensar propostas de alfabetização com os professores e professoras indígenas efetivamente diferenciadas que possibilitem experiências e atividades significativas de leitura e escrita com estreita relação entre as práticas sociais e culturais vivenciadas no cotidiano indígena." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID12305_TB6308_07062024225532.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANUBIA SAMPAIO DOS SANTOS LOPES" "autor_nome_curto" => "VANUBIA SAMPAIO" "autor_email" => "vanubia.sampaio@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113291 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6308 "inscrito_id" => 12305 "titulo" => "CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA INDÍGENA: EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO ZORÓ E GAVIÃO DE RONDÔNIA E MATO GROSSO" "resumo" => "Alfabetização Intercultural: Processo de aquisição da língua escrita pelas crianças indígenas Gavião-Ikolen e Zóro – Pangyjej”, e está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia – GPEA/UNIR, campus Ji-Paraná. Trata-se de um projeto de pesquisa que tem como objetivo investigar e analisar como ocorre o processo de apropriação da cultura escrita e a oralidade na escola indígena a partir das contribuições dos estudos da Psicogênese da língua escrita (FERREIRO; TEBEROSKY, 1991), bem como a aproximação deste estudo com os saberes da oralidade e interculturalidade (NEVES, 2009). O projeto está sendo desenvolvido em duas escolas indígenas, uma situada na Terra Indígena Igarapé Lourdes do povo Gavião, e outra localizada no espaço da Associação do Povo Indígena Zoró, situada na cidade de Ji-Paraná em Rondônia. A pesquisa segue os procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa (ANDRÉ, 2012), com os seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada com os docentes indígenas, análise documental dos cadernos escolares (MIGNOT, 2005), das atividades escolares, planejamento docente e material didático utilizado. A pertinência desse estudo consiste no fato de que seu resultado apontará evidencias sobre outras possibilidades de pensar propostas de alfabetização com os professores e professoras indígenas efetivamente diferenciadas que possibilitem experiências e atividades significativas de leitura e escrita com estreita relação entre as práticas sociais e culturais vivenciadas no cotidiano indígena." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID12305_TB6308_07062024225532.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANUBIA SAMPAIO DOS SANTOS LOPES" "autor_nome_curto" => "VANUBIA SAMPAIO" "autor_email" => "vanubia.sampaio@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }