Este trabalho teve por objetivo contribuir no ensino e aprendizagem dos estudantes do 9° ano do ensino fundamental em uma escola indígena no Estado de Roraima, localizada na comunidade indígena Sucuba, município de Alto Alegre. Através do uso do computador no ensino de Ciências, que teve o seu desenvolvimento a partir de uma pesquisa aplicada, levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, realização de oficinas de descontração e pedagógica, com foco em discutir questões que envolvam o uso das tecnologias, como o computador na sala de aula. Neste viés a análise dos dados se deu de forma quantitativa e qualitativa, baseada em referencial teórico que permitiu refletir sobre o histórico de utilização destas tecnologias em sala de aula conforme a realidade destes estudantes. O entendimento de como vem sendo a utilização desses recursos tecnológicos na sala de aula, possibilitou o aprofundamento dos questionamentos através da integração entre os alunos envolvidos. Por isso que a tecnologia precisa ser alcançada por todos, independentemente de idade ou classe social. É neste sentido que acreditamos que um dos papéis da escola, é atuar em busca desta igualdade, para que esse direito seja estendido de uma forma coerente e que realmente chegue ao alcance de todos os estudantes, independentemente de ser em escolas indígenas. Contribuindo, desta forma para o crescimento pessoal dos educandos, dando a eles autonomia, capacitação para o enfrentamento do mundo moderno, desenvolvendo dessa maneira suas habilidades ao manusear as novas tecnologias, criando um sentimento de liberdade para quem aprende e ao mesmo tempo de recompensa para quem ensina.