Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SANEAMENTO BÁSICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110445
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2234
    "inscrito_id" => 10118
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SANEAMENTO BÁSICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho teve por objetivo discutir a importância do saneamento básico para a saúde da comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, a partir de uma sequência didática (SD) desenvolvida por bolsistas do Pibid, em uma escola pública de educação básica, na disciplina Ciências, em uma turma do 7º ano do ensino fundamental II, com 27 alunos matriculados e frequentando regularmente as aulas. O conteúdo da SD foi escolhido por ser o mesmo que seria trabalho pelo professor da classe, que já havia trabalhado com “resíduos sólidos urbanos; Poluição hídrica e tratamento de corpos hídricos”, apresentando conceitos e enfatizando a geração de detritos em várias cidades ao redor do mundo, bem como a quantidade diária de lixo produzida no Brasil. No início da SD foi feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e durante as discussões em sala de aula refletimos sobre as causas e consequências da falta de saneamento básico. Para isso, usamos as seguintes estratégias metodologicas: construção de um mapa mental a partir da tempestade de ideias, simulação de uma estação de tratamento de água, vídeo sobre uma visita a uma estação de tratamento de água no youtube e questões problematizadoras relacionadas ao tema. Os resultados indicaram que os assuntos abordados faziam parte do cotidiano dos alunos, despertando neles e motivação e interesse em participar de todas etapas transcorridas e as estratégias utilizadas foram adequadas, contribuindo de maneira significativa no processo de ensino e aprendizagem do tema abordado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10118_TB2234_08052024122431.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLANA BIANCA SOUZA CERQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Allana Bianca"
    "autor_email" => "202210816@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110445
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2234
    "inscrito_id" => 10118
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SANEAMENTO BÁSICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho teve por objetivo discutir a importância do saneamento básico para a saúde da comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, a partir de uma sequência didática (SD) desenvolvida por bolsistas do Pibid, em uma escola pública de educação básica, na disciplina Ciências, em uma turma do 7º ano do ensino fundamental II, com 27 alunos matriculados e frequentando regularmente as aulas. O conteúdo da SD foi escolhido por ser o mesmo que seria trabalho pelo professor da classe, que já havia trabalhado com “resíduos sólidos urbanos; Poluição hídrica e tratamento de corpos hídricos”, apresentando conceitos e enfatizando a geração de detritos em várias cidades ao redor do mundo, bem como a quantidade diária de lixo produzida no Brasil. No início da SD foi feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e durante as discussões em sala de aula refletimos sobre as causas e consequências da falta de saneamento básico. Para isso, usamos as seguintes estratégias metodologicas: construção de um mapa mental a partir da tempestade de ideias, simulação de uma estação de tratamento de água, vídeo sobre uma visita a uma estação de tratamento de água no youtube e questões problematizadoras relacionadas ao tema. Os resultados indicaram que os assuntos abordados faziam parte do cotidiano dos alunos, despertando neles e motivação e interesse em participar de todas etapas transcorridas e as estratégias utilizadas foram adequadas, contribuindo de maneira significativa no processo de ensino e aprendizagem do tema abordado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10118_TB2234_08052024122431.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLANA BIANCA SOUZA CERQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Allana Bianca"
    "autor_email" => "202210816@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho teve por objetivo discutir a importância do saneamento básico para a saúde da comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, a partir de uma sequência didática (SD) desenvolvida por bolsistas do Pibid, em uma escola pública de educação básica, na disciplina Ciências, em uma turma do 7º ano do ensino fundamental II, com 27 alunos matriculados e frequentando regularmente as aulas. O conteúdo da SD foi escolhido por ser o mesmo que seria trabalho pelo professor da classe, que já havia trabalhado com “resíduos sólidos urbanos; Poluição hídrica e tratamento de corpos hídricos”, apresentando conceitos e enfatizando a geração de detritos em várias cidades ao redor do mundo, bem como a quantidade diária de lixo produzida no Brasil. No início da SD foi feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e durante as discussões em sala de aula refletimos sobre as causas e consequências da falta de saneamento básico. Para isso, usamos as seguintes estratégias metodologicas: construção de um mapa mental a partir da tempestade de ideias, simulação de uma estação de tratamento de água, vídeo sobre uma visita a uma estação de tratamento de água no youtube e questões problematizadoras relacionadas ao tema. Os resultados indicaram que os assuntos abordados faziam parte do cotidiano dos alunos, despertando neles e motivação e interesse em participar de todas etapas transcorridas e as estratégias utilizadas foram adequadas, contribuindo de maneira significativa no processo de ensino e aprendizagem do tema abordado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.