Este trabalho teve por objetivo discutir a importância do saneamento básico para a saúde da comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, a partir de uma sequência didática (SD) desenvolvida por bolsistas do Pibid, em uma escola pública de educação básica, na disciplina Ciências, em uma turma do 7º ano do ensino fundamental II, com 27 alunos matriculados e frequentando regularmente as aulas. O conteúdo da SD foi escolhido por ser o mesmo que seria trabalho pelo professor da classe, que já havia trabalhado com “resíduos sólidos urbanos; Poluição hídrica e tratamento de corpos hídricos”, apresentando conceitos e enfatizando a geração de detritos em várias cidades ao redor do mundo, bem como a quantidade diária de lixo produzida no Brasil. No início da SD foi feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e durante as discussões em sala de aula refletimos sobre as causas e consequências da falta de saneamento básico. Para isso, usamos as seguintes estratégias metodologicas: construção de um mapa mental a partir da tempestade de ideias, simulação de uma estação de tratamento de água, vídeo sobre uma visita a uma estação de tratamento de água no youtube e questões problematizadoras relacionadas ao tema. Os resultados indicaram que os assuntos abordados faziam parte do cotidiano dos alunos, despertando neles e motivação e interesse em participar de todas etapas transcorridas e as estratégias utilizadas foram adequadas, contribuindo de maneira significativa no processo de ensino e aprendizagem do tema abordado.