O presente artigo é fruto de experiências durante o desenvolvimento do projeto “Leitura, Escrita e Oralidade na Educação Infantil: trabalhando fábulas com uma turma do infantil V da rede municipal de Teixeira de Freitas-BA". O projeto integra o componente Pesquisa e Estágio II: educação infantil do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus X, que tem como objetivo compreender de que forma as fábulas podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita com crianças de cinco anos de idade. Nesse ponto de vista, se entende que essa fase de desenvolvimento da criança é fundamental para o processo de alfabetização que se concretizará nos anos seguintes: primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. O artigo relata a experiência de intervenções pedagógicas realizadas no Centro Municipal de Educação Infantil Jardim Encantado em Teixeira de Freitas - BA. A reflexão se deu a partir dos autores: Abramovich (1997); Ferreiro e Teberosky (1999); Ferreiro (2000); Piaget e Inhelder (2021); Fortkamp (2003). Assim, as atividades foram realizadas visando a prática da leitura, escrita e oralidade de forma lúdica com fábulas na Educação Infantil. De acordo com os estudos e práticas realizadas foi possível trazer contribuições tanto para as crianças no processo de ensino e aprendizagem, quanto para as estagiárias, licenciandas em Pedagogia, no futuro exercício da docência.