METODOLOGIAS DE ENSINO DAS REVOLTAS REGENCIAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO SÉCULO XXI.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111738 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4081 "inscrito_id" => 12936 "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO DAS REVOLTAS REGENCIAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO SÉCULO XXI." "resumo" => "Este trabalho busca analisar as divergências e convergências entre o ensino de História em ambientes acadêmicos e de educação básica. Por meio de uma abordagem qualitativa, fundada em estudo bibliográfico e experimental, o objetivo principal é expor e comparar as metodologias empregadas em cada contexto. No ensino básico, erroneamente associado à simplificação da história para construir consciência temporal, o papel do historiador é muitas vezes subestimado. Em contraste, no ensino superior, há um avanço significativo na pesquisa e análise crítica, exercendo influência sobre a compreensão pública. A realidade, porém, é que ambos os níveis de ensino têm a missão comum de formar cidadãos críticos. O ensino de História visa conectar eventos passados aos desafios contemporâneos, impactando não apenas o conhecimento, mas também a identidade e a compreensão social. É imperativo reconhecer que, apesar das diferenças, os ensinos acadêmico e básico compartilham uma trajetória comum. Ambos devem se nutrir das mesmas fontes, ajustando suas metodologias de acordo com o público e o contexto específico. Essa compreensão contribui para uma abordagem mais integrada e eficaz no ensino de História em diferentes níveis educacionais. Para ilustrar as temáticas discutidas ao longo deste trabalho, analisaremos a abordagem das Revoltas Regenciais nos âmbitos do Ensino Básico e do Ensino Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12936_TB4081_28102024233427.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO SILVA PINTO" "autor_nome_curto" => "DIEGO SILVA PIN" "autor_email" => "diegobeyond@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111738 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4081 "inscrito_id" => 12936 "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO DAS REVOLTAS REGENCIAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO SÉCULO XXI." "resumo" => "Este trabalho busca analisar as divergências e convergências entre o ensino de História em ambientes acadêmicos e de educação básica. Por meio de uma abordagem qualitativa, fundada em estudo bibliográfico e experimental, o objetivo principal é expor e comparar as metodologias empregadas em cada contexto. No ensino básico, erroneamente associado à simplificação da história para construir consciência temporal, o papel do historiador é muitas vezes subestimado. Em contraste, no ensino superior, há um avanço significativo na pesquisa e análise crítica, exercendo influência sobre a compreensão pública. A realidade, porém, é que ambos os níveis de ensino têm a missão comum de formar cidadãos críticos. O ensino de História visa conectar eventos passados aos desafios contemporâneos, impactando não apenas o conhecimento, mas também a identidade e a compreensão social. É imperativo reconhecer que, apesar das diferenças, os ensinos acadêmico e básico compartilham uma trajetória comum. Ambos devem se nutrir das mesmas fontes, ajustando suas metodologias de acordo com o público e o contexto específico. Essa compreensão contribui para uma abordagem mais integrada e eficaz no ensino de História em diferentes níveis educacionais. Para ilustrar as temáticas discutidas ao longo deste trabalho, analisaremos a abordagem das Revoltas Regenciais nos âmbitos do Ensino Básico e do Ensino Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12936_TB4081_28102024233427.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO SILVA PINTO" "autor_nome_curto" => "DIEGO SILVA PIN" "autor_email" => "diegobeyond@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }