As metodologias ativas são estratégias que envolvem os estudantes em atividades que estimulam o pensamento crítico, discussão, resolução de problemas e aplicação de conceitos em situações reais, além de serem centradas no aluno e visam promover sua participação ativa de forma autônoma para construção do conhecimento. Nesse sentido, essas metodologias vão de encontro a teoria significativa de Ausubel que enfatiza a importância de relacionar o novo conhecimento com a estrutura cognitiva prévia do aprendiz. Assim sendo, essa abordagem destacou-se recentemente com a ascensão das metodologias ativas, devido aos benefícios no ensino-aprendizagem, sendo preconizada pela Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de saúde no Brasil. Esse estudo tem como objetivo geral analisar na literatura científica a importância do uso das metodologias ativas no ensino superior nos cursos de saúde. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e descritiva do tipo Revisão Integrativa da Literatura, onde foi realizado uma busca por artigos (2019 a 2024), no Periódico CAPES (DOAJ e SCIELO), cruzando-se as palavras-chave Metodologias ativas, Ensino superior, Saúde e Docente, utilizando-se o operador boleano AND. Encontrou-se 110 artigos, onde 57 foram selecionados para serem lidos, os títulos e resumos (1º filtro) resultando em 20 artigos, para serem lidos na íntegra (2º filtro) e por fim, contemplando 11 artigos que responderam à questão norteadora dessa revisão. O estudo destaca a importância das metodologias ativas nos cursos de saúde em instituições de ensino superior e mostram que as Metodologia Ativas ajudam a preparar os alunos para serem autônomos e prontos para desafios profissionais. Assim como, enfatiza a necessidade de mais estudos, especialmente quantitativos e experimentais, além de explorar outras plataformas e bases de dados para uma compreensão mais abrangente do tema.