RESUMO A educação inclusiva no processo de universalização da educação a princípio que tem como prioridade a aceitação das diferenças individuais, a valorização da contribuição de cada pessoa para a aprendizagem por intermédio da cooperação e a convivência diante da diversidade humana, porém é muito difícil incluir em uma sociedade que precisa de inclusão social cuja é uma questão fundamental na construção de uma sociedade diversa e igualitária que garanta a todos, independentemente de suas características, tenham respeitados os seus direitos à educação, saúde, trabalho, entre outros. A inclusão ajuda a enriquecer o espaço onde estamos, no caso uma grande parcela da sociedade devido valores invertidos, perda de princípios, valores éticos e morais necessita de reeducação e educar para uma sociedade “inclusiva” pressupõe compreender a complexa realidade do educando. Realidade cujos educadores se encontram e sentem-se, muitas vezes, despreparados quando ao se depararem com algumas situações trazendo fragilidade diante do convívio com a “diferença”. Mesmo tendo ciência de que o papel enquanto educadores está sendo bem desempenhando, ainda assim existem obstáculos que impedem a realização de um trabalho coerente com a prática pedagógica atrelada ao receio do diferente, seguido de incertezas quanto ao aprendizado do aluno com necessidades especiais, impossibilitam o avanço de práticas de aprendizagens relevantes.