Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE: VISÕES DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO ALTO SERTÃO PARAIBANO.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa propõe analisar, através da percepção dos professores, os estereótipos de masculinidade e feminilidade presentes no alto sertão paraibano, a partir das práticas docentes dentro da rede pública de ensino. Do ponto de vista teórico, essa pesquisa será feita sob a perspectiva dos Estudos Queer, que buscam tornar visíveis as injustiças e violências implicadas na disseminação de normas e convenções culturais a partir de uma lógica dicotômica na sociedade (Miskolci, 2007; Butler, 2018). Além disso, é importante entender de que forma a escola delimita espaços, separando e instituindo a partir de símbolos e códigos com estruturas disciplinares rígidas e, consequentemente, como isso pode afetar os sujeitos em um ambiente escolar e em suas relações sociais (Bento, 2011; Louro, 1997). Desse modo, para o estudo, será feita uma articulação entre essas identidades construídas socialmente com a história regional e local, principalmente na perspectiva de como as masculinidades e feminilidades são construídas a partir de uma produção cultural são partes indispensáveis nesta pesquisa (Albuquerque Júnior, 2013). Em termos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica, de cunho histórico, qualitativo e exploratório, destaca-se a junção entre as fontes históricas para a compreensão das questões apresentadas neste estudo, a partir de relatos e testemunhos obtidos diretamente de pessoas sobre eventos, experiências, memórias vividas para analisar um determinado contexto e recorte histórico no ambiente escolar. Com isso, a proposta metodológica é investigar como os professores lidam com os alunos dentro do ambiente escolar e como estabelecem parâmetros para as discussões sobre gênero e sexualidade no processo de ensino-aprendizagem. Sob essa perspectiva, esse material selecionado será importante para compreender como esses discursos são produzidos a partir de uma produção cultural na construção de masculinidade e feminilidade, tendo a instituição escolar como um campo social que pode legitimar e reforçar alguns comportamentos e padrões dentro da sociedade.

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